Geração, comunicação e absorção de conhecimento científico-tecnológico em sociedade dependente; um estudo de caso: o programa de engenharia química -COPPE/UFRJ - 1963-1979
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v10i2.147Palavras-chave:
Ciência da Informação.Interdisciplinaridade. Conhecimento científico etecnológico. Produção. Processo de comunicação. Absorção.Resumo
Os planos e programas governamentais para o desenvolvimento científico-tecnológico, nas duas últimas décadas, refletiam a ideologia segundo a qual o binômio Ciência/Educação poderia ser colocado a serviço do desenvolvimento econômico.A análise, através do método da observação participante, do conhecimento científico-tecnológico produzido durante 17 anos pelo Programa de Engenharia Química, mostrou fraca interação do conhecimento gerado com as demandas dos setores produtivos, contatos informais irregulares e pouco representativos, altoíndice de comunicação em congressos, mas registro assistemático em periódicos. Essa situaçãoé analisada dentro de um quadro de dependênciaque, na maioria das vezes, frustra tanto as tentativas de ligação com os setores produtivos quanto o desenvolvimento da atividade científico-tecnológica, até mesmo em seu processo de comunicação.
Descritores
Ciência da Informação.Interdisciplinaridade. Conhecimento científico e tecnológico. Produção. Processo de comunicação. Absorção.
The governmental programs and plans fortechnological-scientific development, during the last two decades, reflect the concept that technological-scientific learning leads to economic development. The analysis of technological-scientific knowledge generated in Chemical Engineering Program, through the participant observation method, showed a very low degree of interaction between this knowledge and the demands of the productive sectors of the economy,i.e., irregular and unrepresentative informal contacts, high degree of communication in Professional Conferences but unsystematic publication of scholarly works in professional journals. This low degree of interaction was found to occur within a situation of dependency on the more developed countries which, in most cases, frustrates the attempts to link technological-scientific knowledge with productive sectors of the economy as well as the development of greater technological-scientific activity including the process by which such activity and knowledge are transfered.
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