Entre os seres e os saberes: a identidade ontológica das taxonomias: ciência, método ou produto?

Autores

  • Maria da Graça de Melo Simões Universidade de Coimbra (UC), Coimbra, Portugal. ORCID não informado
  • Maria Cristina Vieira de Freitas Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0002-8849-8792
  • Luciana de Souza Gracioso Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo, SP, Brasil ORCID não informado
  • Blanca Rodríguez Bravo Universidad de León (ULE), León, Espanha ORCID não informado

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.1776

Palavras-chave:

Taxonomia, Ambiente de informação tradicional, Ambiente de informação digital, Organização do conhecimento, Recuperação da informação

Resumo

Desde os finais do século XIX, a noção de taxonomia encontra-se associada à Biblioteconomia e à Documentação, bem como à Ciência da Informação, particularmente no âmbito da organização e da recuperação da informação e do conhecimento. Com base na sua identidade ontológica, nos seus princípios teórico-metodológicos e na sua aplicação nos ambientes informacionais tradicionais e digitais, pretende-se contribuir para uma reflexão crítica sobre este conceito, salientando-se a sua estrutura, objetivos e aplicação, circunscritos a um dado campo epistemológico. Partindo de uma abordagem exploratória, procede-se a um levantamento bibliográfico, culminado na análise comparada e na sistematização de dados referentes aos seus fundamentos filosóficos, princípios, evolução conceitual e aplicação, nos referidos ambientes. Dos textos consultados infere-se que, na contemporaneidade, apesar dos distintos objetivos e contextos de uso, as taxonomias continuam a ser um instrumento imprescindível na estruturação do conhecimento, baseando-se na relação hierárquica gênero-espécie e, dependendo do ambiente, no princípio dicotômico e/ou policotômico de divisão das classes. Os vários autores consultados consideram-nas um vocabulário controlado e hierárquico usado para classificar a informação. As metamorfoses conceituais e formais identificadas na sua linha evolutiva indiciam a sua capacidade de adaptação a variados contextos, sendo assinalável o seu emprego como ferramenta ontológica na organização do conhecimento no meio digital, onde, conclui-se, são úteis no controle da informação, especialmente ao nível terminológico, contribuindo para reduzir o impacto de fenômenos tais como saturação e desestruturação, incrementando assim a recuperação. Recomenda-se o seu uso individual ou combinado, nesses contextos, bem como o incremento das investigações sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria da Graça de Melo Simões, Universidade de Coimbra (UC), Coimbra, Portugal. ORCID não informado

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Salamanca (USAL) - Salamanca, Espanha. Professora da Universidade de Coimbra (UC) – Coimbra, Portugal.

Maria Cristina Vieira de Freitas, Faculdade de Letras - Universidade de Coimbra

Doutora em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Salamanca (USAL) – Salamanca, Espanha. Professora da Universidade de Coimbra (UC) – Coimbra, Portugal.

Luciana de Souza Gracioso, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo, SP, Brasil ORCID não informado

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminese (UFF) – Niterói, RJ - Brasil. Professora da Universidade de São Carlos (UFSCAR) – São Carlos, SP – Brasil.

Blanca Rodríguez Bravo, Universidad de León (ULE), León, Espanha ORCID não informado

Doutora em História pela Universidad de León – Espanha. Professora da Universidad de León – Espanha.

Downloads

Publicado

08/12/2017

Como citar

de Melo Simões, M. da G., Vieira de Freitas, M. C., de Souza Gracioso, L., & Rodríguez Bravo, B. (2017). Entre os seres e os saberes: a identidade ontológica das taxonomias: ciência, método ou produto?. Ciência Da Informação, 45(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.1776

Edição

Seção

Artigos