Lei de Brandford: uma reformulação conceitual

Autores

  • Lena Vânia Ribeiro Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf..v12i2.185

Palavras-chave:

Lei de Bradford. Bibliometria. Produtividade de periódicos. Análise bibliométrica.

Resumo

A lei de Bradford, mesmo com reformulações de outros autores, não corresponde, ainda, à realidade do comportamento da literatura científica. Pretende-se alterar a parte conceituai, independentemente de sua representação matemática e gráfica, para modificar um dos aspectos da formulação teórica. Introduz-se o conceito de produtividade relativa e compara-se com o de produtividade absoluta, mostrando-se as alterações ocorridas. Confirma-se a hipótese de que o núcleo de periódicos não é formado pelos mais devotados, e sim pelos mais produtivos num determinado tempo. Ressalta-se as conseqüências das distorções da lei, sobretudo para a política de aquisição.

Descritores

Lei de Bradford. Bibliometria. Produtividade de periódicos. Análise bibliométrica.

Abstract

Bradford's law, even after reformulations by other authors, does not yet represent the reality of "behaviour" of scientific literature. The intention is to modify the conceptual formulation without changing the mathematical and graphic representations. The concept of relative productivity is introduced and compared with that of absolute productivity, demonstrating, in this way, the alterations. The hypothesis is confirmed that the nucleous is formed not by the most devoted, but by the most productive journals, during a delimited time. The consequences of the distortions of the law are shown, especially with regard to the acquisition policy.

Biografia do autor

Lena Vânia Ribeiro Pinheiro

Chefe do Centro de Informação em
Ciência da Informação - CCI/IBICT

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Como citar

Pinheiro, L. V. R. (1983). Lei de Brandford: uma reformulação conceitual. Ciência Da Informação, 12(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v12i2.185

Edição

Seção

Especial

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