A filosofia de Dewey e o letramento informacional: pensamento reflexivo e crescimento na conquista do ‘aprender a aprender’
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.1880Palavras-chave:
John Dewey, Letramento Informacional, Pensamento ReflexivoResumo
Examina a influência da teoria do crescimento de John Dewey nas discussões sobre letramento informacional, partindo da possibilidade de estudar o letramento informacional como problema filosófico. Para atingir os objetivos, procura caracterizar o letramento informacional, referindo-se a estudos acerca do tema, em especial os de Kelley Gasque e Marcus Vinícius da Cunha. No pensamento de Dewey, as referências são os livros Democracia e Educação (1916) e Como Pensamos (1933). Na medida em que boa parte dos estudos sobre letramento informacional destacam o ‘aprendizado ao longo da vida’ (lifelonglearning) e o ‘aprender a aprender’ (learn to learn), é preciso que se examinem os fundamentos e o significado preciso dessas expressões. Pode ser observado que, além do que Gasque e Cunha reconhecem, não apenas a teoria do pensamento reflexivo, de Dewey, é importante para o letramento informacional, como também, e principalmente, sua teoria sobre o crescimento. Conclui-se que há uma ligação entre a teoria do crescimento como ‘aprender a aprender’, a adaptação entre indivíduo e meio e os fundamentos conceituais expressos nos estudos sobre o que se tem denominado letramento informacional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
08/12/2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.