Modelo de arquitetura de portal corporativo com ênfase à gestão do conhecimento

Autores

  • Jorge Eduardo Pimentel da Lapa Fundação Universidade Federal de Rondonia
  • Tomás Daniel Menendez Rodriguez Fundação Universidade Federal de Rondonia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.1899

Palavras-chave:

Conhecimento, Gestão do conhecimento, Tecnologia, Portais corporativos

Resumo

Nos últimos anos, um número crescente de empresas tem percebido a importância da gestão do capital intelectual. Fatores como a globalização da economia e a conscientização do valor do trabalho especializado, conscientização do conhecimento como fator de produção e tecnologias de redes de dados apontam para crescente substituição da força física pela cerebral nas organizações. Este artigo tem como objetivo definir um modelo de arquitetura de portal corporativo com ênfase à gestão do conhecimento, com abordagem qualitativa, cuja natureza da pesquisa se classifica como aplicada, exploratória e explicativa. Através do procedimento técnico bibliográfico esta produção sintetiza algumas das principais teorias sobre conhecimento e gestão do conhecimento e apresenta as definições e classificações sobre portais corporativos e as ferramentas tecnológicas de apoio à gestão do conhecimento. Conjugando essas ideias, constrói uma arquitetura de portal corporativo como ferramenta estratégica de apoio às práticas de gestão do conhecimento nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jorge Eduardo Pimentel da Lapa, Fundação Universidade Federal de Rondonia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), Brasil. Técnico Judiciário - Área de TI - do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Brasil. Professor da Faculdade Porto Velho (Porto) - Porto Velho, RO – Brasil.

Tomás Daniel Menendez Rodriguez, Fundação Universidade Federal de Rondonia

Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Brasil. Doutor em Matemática pela Saint Petersburg State University (SPSU), Rússia. Professor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) - Porto Velho, RO – Brasil.

Downloads

Publicado

08/12/2017

Como citar

da Lapa, J. E. P., & Rodriguez, T. D. M. (2017). Modelo de arquitetura de portal corporativo com ênfase à gestão do conhecimento. Ciência Da Informação, 45(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.1899

Edição

Seção

Artigos