Do antimarketing ao marketing político e social: uma proposta para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v15i1.248Palavras-chave:
Antimarketing.Marketing político.Resumo
O marketing é considerado por seus detratores como um instrumento todo-poderoso de manipulação dos consumidores ou usuários, que o responsabilizam pelo materialismo e permanente insatisfação desses consumidores. Seus defensores lembram que responsabilizá-lo por todos os males da sociedade de consumo é confundir um instrumento com o uso que dele se faz. Antes de tudo, o marketing constituiria um meio para os produtores melhor conhecerem e satisfazerem as necessidades do mercado. São examinados o objetivo, os modos de ação e a problemática das organizações de "vocação social":as devotadas às causas sociais, os serviços públicos e os partidos políticos. Sugere-se que o marketing poderá ser útil a tais organizações pelo fato de elas buscarem influir sobre determinados públicos, e procurarem conhecer as necessidades e aspirações de certos grupos de pessoas de modo a melhor satisfazê-las.
From antimarketing to the political and social marketing: a proposal for Brazil
Marketing is considered by its opponents as analmighty tool for the manipulation of consumers or users, making it responsible for the materialism and constant unsatisfaction of these consumers. Itsadvocates remind that to accuse marketing for allevils of the consumer society it is to confound toolwith the use that is made of it. Marketing should be ameans for the producers to know better the marketneeds and how to satisfy them. The aims, actions andproblems of organizations having a "social vocation"are examined. Marketing could be helpful to suchorganizations once they try to have influence onspecific audiences and attempt to the needs andyearning of specific groups of people in order to satisfy them.
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