Desafios no desenvolvimento de competências comunicacionais nos cursos de licenciatura das universidades do Nordeste brasileiro

Autores

  • Elbênia Marla Ramos Silva Universidade Tiradentes, Núcleo de Pós-graduação em Educação.
  • Fernando Manuel dos Santos Ramos Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal
  • João Carlos Lopes Batista Universidade de Aveiro (UA) – Aveiro,

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3799

Palavras-chave:

Tecnologia da comunicação, Competências comunicacionais, Formação docente, Universidades federais do Nordeste brasileiro

Resumo

O artigo apresenta resultados de um estudo que aborda a problemática do desenvolvimento das competências comunicacionais dos estudantes nos cursos de licenciatura das universidades federais do Nordeste brasileiro. O desenvolvimento dessas competências é crítico para a formação de nova geração de profissionais do setor da educação dispondo de um nível de literacia digital apropriado às exigências colocadas pelas novas mídias. A investigação abrange coordenadores e docentes dos 126 cursos de licenciaturas que tratam da formação de professores para a educação básica nas 18 universidades federais da Região Nordeste do Brasil. Apresentam-se os resultados da primeira etapa de recolha de dados, baseada num inquérito do tipo survey on-line, sobre o estudo do uso das tecnologias da comunicação pelos professores das licenciaturas. Esta etapa permitiu identificar quais as práticas docentes utilizadas envolvendo as tecnologias da comunicação e perceber quais os principais desafios para inserir estas tecnologias nas práticas cotidianas. Os resultados obtidos indicam que as plataformas de gestão de aprendizagem são a tecnologia mais utilizada pelos professores, o que estabelece desafios importantes no que respeita à diversificação e à flexibilização das tecnologias utilizadas, à estrutura curricular dos cursos e à formação dos docentes das licenciaturas. O artigo inclui ainda a identificação das próximas etapas da investigação e uma reflexão sobre os principais contributos que o estudo pretende sistematizar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elbênia Marla Ramos Silva, Universidade Tiradentes, Núcleo de Pós-graduação em Educação.
    Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais no Departamento de Comunicação e Arte na Universidade de Aveiro. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil. Professora da Universidade Tiradentes.
  • Fernando Manuel dos Santos Ramos, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal
    Doutor em Engenharia Eletrotecnica/Sistema de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professor Catedrático da Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal. Coordenador Científico da unidade de investigação CIC.Digital/DigiMedia-Digital Media and Interaction. Membro do Executive Committee da ASLERD-Association for Smart Learning Ecosystems and Regional Development.
  • João Carlos Lopes Batista, Universidade de Aveiro (UA) – Aveiro,
    Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade de Aveiro (UA) Aveiro, Portugal. Professor da Universidade de Aveiro (UA) – Aveiro, Portugal. Investigador do CIC.Digital/DigiMedia - Digital Media and Interaction.

Downloads

Publicado

10/11/2017