Políticas e práticas de desenvolvimento de programas de competência informacional em bibliotecas universitárias espanholas
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i2.3884Palavras-chave:
Competência em informação, Alfabetização informacional, Bibliotecas universitárias, REBIUNResumo
Apresenta resultados de investigação sobre o desenvolvimento de programas de formação em competências informacionais nas universidades espanholas. Foram adotados como técnica de coleta de dados a análise documental de páginas de bibliotecas de 75 universidades, entrevistas e aplicação de questionários com profissionais de 21 instituições, além de observação direta. Os dados textuais coletados, as entrevistas transcritas e os registros das observações foram analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (2003). Constatou-se que, com o apoio e incentivo da Rebiun, grande parte das universidades espanholas iniciou o processo formação em competência informacional a partir da iniciativa das bibliotecas e dos bibliotecários em conjunto com outras unidades. Percebe-se que, embora haja programas de destaque por sua abrangência, estes ainda são uma minoria, refletindo heterogeneidade em relação à modalidade de aplicação (presencial ou a distância), públicos (alunos de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos administrativos), forma (disciplinas inteiras obrigatórias, cursos de extensão optativos, palestras dentro de disciplinas, etc.). Contudo, conclui-se que essa prática está presente na agenda das equipes e que a cada dia tem se consolidado mais no conjunto dessas bibliotecas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
10/11/2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.