Recensão à Cultura da Informação: os valores na construção do conhecimento de Emir José Suaiden e Cecília Leite

Autores

  • Kira Maria Antonia Tarapanoff UnB

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.3928

Palavras-chave:

Construção do conhecimento, infocultura, cultura, dimensão sociocultural, indivíduo, competência informacional

Resumo

Esta obra vem em boa hora enriquecer a estante brasileira sobre a temática ‘informação, conhecimento e cultura’, com um trabalho de síntese, ao mesmo tempo original e protagonista. Seus autores exibem cada qual importante currículo, tanto no âmbito acadêmico como na prática profissional.Apresentam eles uma visão geral da cultura da informação, aqui denominada infocultura, conscientes de que o entendimento dos termos cultura e informação têm grande abrangência e significados próprios nas diversas áreas científicas.Embora não haja consenso em relação ao conceito de cultura, uma definição do tipo generalista aceita por muitos sociólogos e antropólogos é a do inglês E.B. Tylor. Aproximando os conceitos de cultura e civilização, este autor define cultura como ‘todo complexo que inclui conhecimento, crenças, artes, moral, lei, costumes, bem como outras capacidades e hábitos adquiridos por pessoas como membros de uma sociedade’ (TYLOR, 1871, p.13).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Kira Maria Antonia Tarapanoff, UnB

Pós-Doutorado pela Sheffield University/Faculty of Social Sciences (SU), Inglaterra. Doutora em Ciência da Informação pela Sheffield University/Faculty of Education (SU), Inglaterra. Professora e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF – Brasil.

Downloads

Publicado

08/12/2017

Como citar

Tarapanoff, K. M. A. (2017). Recensão à Cultura da Informação: os valores na construção do conhecimento de Emir José Suaiden e Cecília Leite. Ciência Da Informação, 45(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i1.3928

Edição

Seção

Recensão