Competência em informação na aprendizagem on-line: estudo em um curso de tutoria a distância
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i3.3950Palavras-chave:
Comportamento informacional, Competência em informação, Educação a distância, Aprendizagem on-lineResumo
É necessário averiguar a competência em informação para enfrentar um dos principais desafios da educação contemporânea: conceber programas de formação continuada, centrados no aluno e que contribuam para a expansão da competência em informação como condição fundamental para a efetividade da aprendizagem. Na educação a distância (EaD), a autonomia para aprender é fundamental, e a competência em informação contribui para maior capacidade de reflexão, acesso, avaliação e uso da informação para estruturação de novos conhecimentos. Há muito a avançar na modalidade EaD, pois as pessoas precisam aprender a lidar mais efetivamente com o grande número de informações disponíveis por meio das tecnologias de informação. O objetivo desta pesquisa foi analisar a competência em informação de estudantes do curso de Tutoria a Distância no tocante ao acesso, avaliação e uso da informação para aprendizagem. A pesquisa contou com 113 participantes da 5ª turma do curso, ofertado na modalidade on-line pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Londrina. Para a coleta dos dados, foi aplicado questionário eletrônico em escala Likert. Os resultados, expressos em médias, mensuraram a frequência de comportamentos dos alunos com relação ao acesso, avaliação e uso da informação para a aprendizagem e demonstraram propensão à consulta em fontes digitais. O estudo pode contribuir para a reflexão acerca dos temas relativos à educação a distância e à compreensão da influência da competência em informação para o maior êxito no aproveitamento da aprendizagem on-line.Downloads
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy: final report. Chicago: ALA, 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential>. Acesso em: 21 jun. 2018.
______. Framework for information literacy for higher education. Chicago: ALA, 2015. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2018.
BARTALO, L.; DI CHIARA, I.G.; CONTANI, M.L. Competência informacional: suas múltiplas relações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, n.24, 2011, Maceió. Anais... Maceió: UFAL, 2011.
BARTALO, L. et al. Comportamento e competência informacionais da comunidade discente na Universidade Estadual de Londrina In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais Eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: <http://enancib.sites.ufsc.br/index.php/enancib 2013/XIVenancib/paper/viewFile/457/268>. Acesso em: 01 jun. 2018.
BOCHNIA, B.A.; ALCARÁ, A.R. Competência digital: conceitos, características e modelos. In: SIMEÃO, E.L.M.S.; BELLUZZO, R.C.B. Competência em informação: teoria e práxis. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2015, p. 369-386. Disponível em: <https://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o>. Acesso em: 13 maio 2018.
CHOO, C.W. Como ficamos sabendo: um modelo de uso da informação. In: ______. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2006. c. 2, p. 63-120.
DAVENPORT, T.H. Cultura e comportamento em relação à informação. In: ______. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. c. 6, p. 109-139.
DUDZIAK, E.A. Bibliotecário como agente multiplicador da competência informacional e midiática. In: BELLUZZO, R.C.B.; FERES, G.G. Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013, c. 7, p. 209-224. Disponível em: <https://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re/208>. Acesso em: 15 maio 2018.
ESHET-ALKALAI, Y. Digital literacy: a conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, Charlottesville, v. 13, n. 1, p. 93-107, 2004.
FLEURY, M.T.L.; FLEURY, A. Construindo o conceito da competência. Rev. adm. contemp., Curitiba, vol. 5, no.spe, p.183-196, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2018.
GARCEZ, E.M.S.; RADOS, G.J.V. Necessidades e expectativas dos usuários na educação a distância: estudo preliminar junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 1, p. 13-26, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n1/a03v31n1.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2018.
GASQUE, K.C.G.D. Arcabouço do Letramento Informacional e contexto educacional. In: ______. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012. cap. 1, p. 25 – 53. Disponível em: <http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/13025/1/LIVRO_Letramento_Informacional.pdf >. Acesso em: 25 jun. 2018.
GASQUE, K.C.G.D.; COSTA, S.M. de S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19024.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2018.
______. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p. 21-32, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n1/v39n1a02>. Acesso em: 14 jun. 2018.
GONZALEZ, M.; POHLMANN FILHO, O.; BORGES, K.S. Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 101-111, maio/ago. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n2/6216.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2018.
KEARSLEY, G. Educação on-line: aprendendo e ensinando. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
LOUREIRO, A.; ROCHA, D. Literacia digital e literacia da informação: competências de uma era digital. In: II Congresso Internacional TIC e Educação, 2012. Anais... Disponível em: <http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/376.pdf>. Acesso em: 04 jun 2018.
LOURENÇO, R.F.; TOMAÉL, M.I. Mídias locativas, wikicidade e cibercidade: uma relação entre sociedade, informação e cidade. In: VALENTIM, M.L.P.; OLIVEIRA, C.L. de; MIRANDA, A. Gestão da Informação, comunicação e tecnologia. Brasilia: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2015, c. 23, p. 341-357. Disponível em: <https://issuu.com/necfci-unb/docs/gest__o_da_informa____o>. Acesso em: 10 jun. 2018.
LOPES, C.E. Uma proposta de definição de comportamento no behaviorismo radical. Revista brasileira de terapia comportamental e cognitiva, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 1-13, jun. 2008. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452008000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 abr. 2018.
MANIFESTO IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. 1994. Disponível em: <http://www.ifla.org/VII/s8/unesco/port.htm>. Acesso em: 18 abr. 2018.
OTTONICAR, S.L.C. et al. Competência em informação e a competência midiática sob o enfoque da liberdade de expressão. In: SIMEÃO, E.L.M.S.; BELLUZZO, R.C.B. Competência em informação: teoria e práxis. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2015. p. 57-72.
PALLOFF, R.M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. 216 p.
PETTIGREW, K.E.; FIDEL, R.; BRUCE, H. Conceptual frameworks in information behavior. Annual Review of Information Science and Technology, v. 35, p. 43-78, 2001. Disponível em: <http://faculty.washington.edu/fidelr/RayaPubs/ConceptualFrameworks.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2018.
POZO, J.I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. p. 34-36. Disponível em: <http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2018.
SETZER, V.W. Dado, informação, conhecimento e competência. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, n. zero, dez. 1999.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Disponível em: <http://www.labted.net/#!curso-de-tutoria/c127l>. Acesso em: 10 jun. 2018.
VARELA, A.; BARBOSA, M.L.A. Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades. Enc. Bibli: R. Eletr. Bib. Ci. Inf., Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p.142-168, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp1p142/22730>. Acesso em: 25 jun. 2018.
WILSON, T.D. Models in information behaviour research. Journal of Documentation, v. 55, n. 3, June 1999, p. 249-270. Disponível em: <http://www2.hawaii.edu/~donnab/lis610/TDWilson_Only_1999.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.