Competência em informação na aprendizagem on-line: estudo em um curso de tutoria a distância

Autores

  • César Augusto Galvão Fernandes Conde Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Dalila Gimenes da Cruz Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Linete Bartalo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i3.3950

Palavras-chave:

Comportamento informacional, Competência em informação, Educação a distância, Aprendizagem on-line

Resumo

É necessário averiguar a competência em informação para enfrentar um dos principais desafios da educação contemporânea: conceber programas de formação continuada, centrados no aluno e que contribuam para a expansão da competência em informação como condição fundamental para a efetividade da aprendizagem. Na educação a distância (EaD), a autonomia para aprender é fundamental, e a competência em informação contribui para maior capacidade de reflexão, acesso, avaliação e uso da informação para estruturação de novos conhecimentos. Há muito a avançar na modalidade EaD, pois as pessoas precisam aprender a lidar mais efetivamente com o grande número de informações disponíveis por meio das tecnologias de informação. O objetivo desta pesquisa foi analisar a competência em informação de estudantes do curso de Tutoria a Distância no tocante ao acesso, avaliação e uso da informação para aprendizagem. A pesquisa contou com 113 participantes da 5ª turma do curso, ofertado na modalidade on-line pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Londrina. Para a coleta dos dados, foi aplicado questionário eletrônico em escala Likert. Os resultados, expressos em médias, mensuraram a frequência de comportamentos dos alunos com relação ao acesso, avaliação e uso da informação para a aprendizagem e demonstraram propensão à consulta em fontes digitais. O estudo pode contribuir para a reflexão acerca dos temas relativos à educação a distância e à compreensão da influência da competência em informação para o maior êxito no aproveitamento da aprendizagem on-line.

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Biografia do Autor

  • César Augusto Galvão Fernandes Conde, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina, PR - Brasil. Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Jandaia do Sul, PR – Brasil.
  • Dalila Gimenes da Cruz, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina, PR - Brasil. Professora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) – Londrina, PR - Brasil.
  • Linete Bartalo, Universidade Estadual de Londrina
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Marília, SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina, PR - Brasil.

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Publicado

21/12/2018

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Artigos