Imagem e transcendência

Autores

  • Eurípedes Gomes da Cruz Júnior Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.3957

Palavras-chave:

Imagens do inconsciente, Midiologia, Leitura de imagens, Arte e loucura

Resumo

O artigo é uma transcrição da palestra proferida na 1ª Bienal Nacional de Imagens na Ciência, Arte, Tecnologia, Educação e Cultura, e traz uma reflexão sobre imagens e possibilidades de leituras baseada em duas pessoas que se detiveram no estudo das mesmas: o filósofo francês Régis Debray e a psiquiatra brasileira Nise da Silveira, fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente. O primeiro escreveu o livro Vida e morte da imagem; Nise da Silveira escreveu dois livros – Imagens do Inconsciente e O Mundo das Imagens. A partir de textos destes livros procura-se estabelecer uma afinidade entre ambos ao abordar a leitura de imagens como uma tentativa de transcender-lhes a representação física e formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Eurípedes Gomes da Cruz Júnior, Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)

Doutor em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins (Unirio/Mast) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Museólogo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) - Instituto Brasileiro de Museus/ Ministério da Cultura (IBRAM/MinC) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

11/10/2018

Como citar

Cruz Júnior, E. G. da. (2018). Imagem e transcendência. Ciência Da Informação, 43(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.3957