A importância das imagens à geoinformação

Autores

  • Luiz Henrique Guimarães Castiglione Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.3961

Palavras-chave:

Geoinformação, Imagens, Conhecimento geoespacial, Epistemologia, Sensoriamento remoto

Resumo

A geoinformação instrui o conhecimento geoespacial, que permite compreender a dinâmica das coisas no espaço e agir. Trata-se de informação de caráter específico, mas que contempla excelente contexto para se refletir acerca da importância das imagens às informações. A abordagem do trabalho se inicia pela perscrutação da natureza das informações qualificadas como geoinformações. O foco principal da análise orienta-se à discussão da questão funcional da geoinformação e da importância das suas formatações, para que sua função se cumpra de modo mais eficiente. Em face da centralidade deste trabalho na importância das imagens à geoinformação, é trazida à discussão a concepção de que as informações geoespaciais, quando formatadas ou substanciadas por imagens, podem se mostrar mais enriquecedoras à construção do conhecimento geoespacial. Na sequência, o trabalho se orienta pela busca às razões de fundo epistemológico para esta hipótese. Uma modelagem da cognição e do uso das imagens na instrução do conhecimento é apresentada. Na última seção, descreve-se e analisa-se a ascensão das imagens ao protagonismo da produção de geoinformações nos séculos XX e XXI. A riqueza das geoinformações de base imagética alude à ideia de que elas podem ser consideradas como poderosas próteses intelectuais de apoio aos usuários. Nesse sentido, este trabalho tenciona evidenciar que as ações geoinformacionais, nas quais as imagens podem ser utilizadas, resultam potencializadas, em sua função, pela tecnologia do sensoriamento remoto. A geoinformação de estrutura imagética reforça a ideia de que as imagens são mais intuitivas à percepção do sujeito e, como consequência, mais poderosas à instrução do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Luiz Henrique Guimarães Castiglione, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - RJ - Brasil. Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

11/10/2018

Como citar

Castiglione, L. H. G. (2018). A importância das imagens à geoinformação. Ciência Da Informação, 43(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.3961