Desambiguação de relações em tesauros e o seu reúso em ontologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4017

Palavras-chave:

Tesauro, Ontologias, Reúso de conhecimento

Resumo

Um tesauro é composto de conceitos organizados por uma rede paradigmática (relações essenciais e estáveis entre termos e conceitos), e uma rede sintagmática (relações específicas em um contexto de uso). Tesauros e ontologias são sistemas de organização do conhecimento (SOCs) capazes de representar a base de conhecimento de um domínio, a partir de regras e critérios de estruturação. A base terminológica de tesauros pode ser utilizada na construção de ontologias. Porém, nem sempre as relações estabelecidas na estrutura dos tesauros, por terem uma semântica ainda considerada fraca, podem ser reutilizadas nas ontologias. Isso ocorre porque as ontologias exigem a explicitação das relações atribuídas entre objetos, propriedades, classes e indivíduos, e também a declaração de axiomas. Em 2015, trabalho apresentou o refinamento semântico de relações na estrutura de um tesauro de agropecuária. Tendo como parâmetros (1) o resultado do trabalho mencionado, (2) a literatura sobre a conversão de tesauros em ontologias e (3) as recomendações para a construção de tesauros e ontologias, este artigo explora a questão sobre o reúso do conhecimento estruturado na estrutura de tesauros na construção de ontologias. Os resultados apontam que os relacionamentos semanticamente refinados na estrutura do tesauro podem ser mais bem aproveitados na criação de ontologias, mas que não há uma correlação perfeita. Este estudo contribui com a ciência da informação, uma vez que traz insumos para maior entendimento sobre as semelhanças e diferenças estruturais entre tesauros e ontologias para o reúso de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, UFMG

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG – Brasil. Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG – Belo Horizonte, MG – Brasil.

Elisângela Cristina Aganette

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG – Brasil. Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG – Belo Horizonte, MG – Brasil.

Publicado

28/12/2017

Como citar

Maculan, B. C. M. dos S., & Aganette, E. C. (2017). Desambiguação de relações em tesauros e o seu reúso em ontologias. Ciência Da Informação, 46(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4017

Edição

Seção

Parte I - Contribuições teóricas e metodológicas da pesquisa sobre ontologias