O ensino de recuperação da informação na pós-graduação sul-americana: análise comparativa curricular
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i2.4238Palavras-chave:
Recuperação da Informação, Pós-graduação em ciência da informação, Ensino de ciência da informaçãoResumo
Aborda a disciplina de Recuperação da Informação (RI) na pós-graduação em ciência da informação (CI) a partir de análise curricular de cursos vigentes no Brasil e em alguns países da América do Sul. Busca conhecer quais as temáticas abordadas em RI no Brasil e como se relacionam com o ensino desta temática na América do Sul. O artigo advém de pesquisa quanti-qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, a partir da análise curricular de cursos brasileiros e de outros países da América do Sul. Conclui-se que os principais temas da disciplina são: o ambiente da Web; apresentação de modelos de RI; indexação automática; processamento de linguagem natural e artificial; avaliação de relevância, taxonomias e ontologias. Estas temáticas são desenvolvidas em disciplinas de cursos vigentes no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela. A partir da análise comparativa, considera-se que o ensino de RI nos programas de pós-graduação brasileiros está em consonância com as novas ferramentas e tecnologias que auxiliam os atuais sistemas de RI.Downloads
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