Conhecimento como recurso estratégico empresarial

Autores

  • Anna da Soledade Vieira

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i3.4408

Palavras-chave:

Recursos informacionais, Inteligência competitiva

Resumo

As transformações ambientais (políticas, econômicas, sociais e tecnológicas), associadas ao crescimento da competição de mercado e à demanda de qualidade por pane da clientela, levam as organizações contemporâneas a valorizarem a informação, conhecimento e inteligência como recursos estratégicos dos mais valiosos. Outra conseqüência de tais transformações tem sido a percepção da preservação e desenvolvimento do conhecimento específico da organização, em todos os setores e níveis hierárquicos, seja esse saber codificado sob forma de dados, documentos, informações e sistemas, ou seja ele personalizado sob forma de know-kow do especialista. Então, organizações fazem o melhor que podem para desenvolver seu conhecimento (através da educação, treinamento e comunicação), registrar o mesmo (por meio da tecnologia e sistemas de informação com níveis diferentes de valor agregado) e integrar o uso estratégico sob uma administração de recursos de informação unificada. Sob essa perspectiva, as organizações brasileiras devem agora avaliar o suporte de informação disponível para seus administradores e especialistas/engenheiros caso queiram ter lugar no próximo milênio.

 

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/495

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Anna da Soledade Vieira

Pós-doutorado em Ensino de Tecnologia de Informação pela University of Michigan, Esta- dos Unidos (1988). PhD com tese sobre informação gerencial e meio ambiente, pela Loughborough University of Technology, Inglaterra (1980). Mestre em Ciência da informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (1974). Especialista em Administração Mercadológica pela Universidade de Negócios Administrativos, Belo Horizonte (1989). Atuou na área acadêmica como professora, orientadora e pesquisadora da graduação e pós-graduação em Biblioteconomia, nas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e da Paraíba (UFPB). É consultora em gestão da informação e em Educação para Ciência e Informação.

Downloads

Publicado

18/03/2019

Como citar

Vieira, A. da S. (2019). Conhecimento como recurso estratégico empresarial. Ciência Da Informação, 46(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i3.4408