O comportamento gerencial em serviços de informação industrial no Brasil

Autores

  • Lúcia Maria Enout Mendonça IBICT

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v21i2.442

Palavras-chave:

Serviço de informação industrial. Gerência de serviços de informação. Qualidade e produtividade industrial. Capacitação gerencial.

Resumo

Três fatores de influência do contexto mundial foram selecbnados para o estudo de mudanças no comportamento gerencial de empresas brasileiras: a globalização da economia - através da abertura de mercados; a utilização de novas tecnologias de base microeletrônica em processos produtivos e
administrativos; a valorização do uso da informação fortalecido pela explosão da  informação através dos meios de processamento. Esses fatores têm possibilitado o surgimento de uma nova onda gerencial, cujos princípios básicos são a renovação, a visão estratégica e a competitividade. Assim como as empresas estão sendo influenciadas por esses fatores, colocando suas gerências no centro das influências e possibilitando que, segundo uma visão sistémica, estas sofram e ajam no processo de mudança, assim, também, os serviços de informação que apoiam as micro, pequenas e médias empresas brasileiras devem sofrer as mesmas influências por que passam seus usuários, devendo suas gerências se adequarem a um comportamento inovador, empreendedor e competitivo. Identificou-se que o grande incentivador da  plicação das mudanças no contexto nacional ê o governo federal. Além de pretender melhorar as condições das empresas brasileiras, através do incentivo à busca da qualidade, da capacitação industrial e da competitividade, oferece, ainda, uma oportunidade às redes de informação industrial no sentido de serem suporte às mudanças pretendidas. As conclusões revelam que, apesar dos incentivos governamentais, devido talvez ao fato de as diretrizes serem recentes, os gerentes das unidades informacionais de apoio às micro, pequenas e médias empresas não estão preparados gerencialmente para se adaptarem à nova postura e a um comportamento mais competitivo e inovador.

Palavras-chave
Serviço de informação industrial. Gerência de serviços de informação. Qualidade e produtividade industrial. Capacitação gerencial.

The managerial behavior in industrial information services in
Brazil


Abstract


Three factors of influence were selected from the international context to be studied in the management enterprises context the globalization of the economy; the spread of utilization of new technologies of microelectronic basis by the productive and administrative processes; and the value placed upon information - due to the advent of the information society. These factors were to be responsible for the up merge of a new managerial wave, which basic principies are: renewal, strategic vision and competitiveness. These factors are influencing organizations and industrial enterprises. As industrial enterprises are being influenced by these factors, with their management in the centre, suffering, but also intervening, according to a systemic view, in this processes, so must the information services that support micro, small and medium size industrial enterprises in Brazil, to adapt to this new behaviour assuming characteristics of being Innovative, entrepreneurial and competitive. Federal Government has been identified as the great supporter in applying those changes in the national context Not only trying to give better conditions to Brazilian enterprises through incentives towards desired standards of quality, industrial training and competitiveness, it also provides an opportunity to industrial information networks in order act as a support for the desired changes. Conclusions reveal that in spite of governmental incentives, maybe due to the fact that directives are recent ones, managers of information units who give support to micro, small and médium enterprises are not prepared, in managerial terms, to adapt to this new posture and to a more competitive and innovative behavior.

Key words

Industrial information services. Information service management. Industrial quality and productivity.
Management ability.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lúcia Maria Enout Mendonça, IBICT
    Bibliotecária, mestre em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília, coordenadora nacional do Balcão Sebrae.

Downloads

Edição

Seção

Artigos