A popularização da ciência da informação perante a sociedade e potenciais profissionais da informação

Autores

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC) - Marília/SP http://orcid.org/0000-0001-8620-2612
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Ribeirão Preto/SP (USP/FFCLRP) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC) - Marília/SP http://orcid.org/0000-0001-5364-3243

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4543

Palavras-chave:

Divulgação científica, Biblioteconomia, Arquivologia, Extensão universitária, Ciência da informação

Resumo

Este artigo aborda a importância da popularização da ciência da informação como meio de contribuir para a evolução do campo científico. Concomitantemente, aborda a opinião de discentes do departamento de ciência da informação de uma universidade brasileira, especialmente nos cursos de biblioteconomia e arquivologia, sobre o que eles entendem por ciência da informação, atualmente. A pesquisa parte das seguintes indagações: o que a sociedade entende por ciência da informação? Como a popularização da ciência da informação pode ser importante para o crescimento do campo? As práticas de extensão podem auxiliar no processo de divulgação da ciência da informação na sociedade? Objetivos: buscar opiniões populares sobre o que é ciência da informação, a fim de analisar o nível de popularização e interferência da área na sociedade; analisar o que os discentes do campo entendem pela área, a fim de comparar se os profissionais da informação estão conseguindo transmitir de maneira efetiva, para a população, os panoramas da área. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e de cunho prático e teórico. Os resultados demonstraram que existe notável discordância sobre o que é ciência da informação entre os futuros profissionais da informação e a sociedade. Conclui-se que práticas de extensão não estão sendo suficientemente desenvolvidas, uma vez que parte considerável da amostra declarou não saber o que é ciência da informação.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC) - Marília/SP
    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) –Marília, SP - Brasil.
  • Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Ribeirão Preto/SP (USP/FFCLRP) Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC) - Marília/SP
    Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professora da Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil.

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18/10/2019

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