Memória e vanguarda da pesquisa em ciência da informação no Brasil: 45 anos da revista do Ibict Parte 2: análise temática

Autores

  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Ibict
  • Lena Vania Ribeiro Pinheiro IBICT

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i1.4620

Palavras-chave:

Periódico científico brasileiro, Revista Ciência da Informação, Ciência da Informação, Produtividade científica, Temas de pesquisa, Autores

Resumo

Análise da Ciência da Informação, revista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), na comemoração de 45 anos, com destaque para o seu papel como importante periódico científico no cenário brasileiro de ciência e tecnologia e seu pioneirismo na área de ciência da informação. Uma síntese de sua trajetória durante esse período é traçada, demonstrando sua representatividade como repositório da produção científica em ciência da informação no Brasil, além de relevância como objeto e fonte de pesquisa. O objetivo da pesquisa foi descortinar seu perfil na condição de revista científica, nos principais aspectos relativos a autores e temáticas, referentes à produtividade (parte 1) e temas de pesquisa (parte 2). Pesquisa de natureza descritiva adotando métodos de análise de conteúdo e análises por meio de métricas de informação e comunicação, recorrendo a tecnologias de mineração de dados disponíveis nos software Tableau e Knime. Os resultados demonstram a relevância da revista Ciência da Informação no Brasil e na América Latina, mesmo com os reveses sofridos em decorrência das turbulências financeiras do setor público e a manutenção de seu papel como importante fonte de disseminação da pesquisa científica em ciência da informação e memória da área no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Ibict
    Pós-Doutorado pela Universitat Jaume I (UJI) - Espanha. Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasil, em cotutela com a Université du Sud Toulon-Var (USTV) - França. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.
  • Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT
    Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ensino e Pesquisa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Brasil.

Downloads

Publicado

26/03/2019