Uso da inteligência competitiva no processo de tomada de decisão na pecuária leiteira

Autores

  • Carlos Eduardo Moreno dos Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus de Tupã
  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus de Tupã
  • Eduardo Guilherme Satolo Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus de Tupã
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4679

Palavras-chave:

Agronegócio, Gestão da Informação, Inteligência Competitiva, Pecuária leiteira, Produtor rural

Resumo

Utilizar a informação como estratégia é fundamental para as organizações rurais, bem como fazer a gestão da informação empregando processos como a inteligência competitiva. Dessa forma, objetivo é analisar o processo decisório dos produtores de leite referente à gestão da atividade leiteira. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, a fim de entender a perspectiva dos indivíduos envolvidos no estudo. A técnica utilizada foi caso múltiplos, analisando dois tipos de organização, os produtores de leite e indústria de laticínio. A amostra foi composta por produtores de leite da região de Tupã/SP, selecionados a partir de uma base de dados da antiga Cooperativa de Laticínios da Alta Paulista (COPLAP). A coleta de dados foi por meio entrevistas com os produtores rurais e a indústria de laticínio, observação in loco e análises de documentos dos produtores de leite. Os resultados indicam que é incipiente por parte dos produtores de leite o emprego de tecnologias da informação na parte técnica e nenhuma na parte gerencial. As etapas do processo de gestão da informação que os produtores realizam são a necessidade da informação, a busca da informação e o uso da informação. Por fim, os produtores de leite têm grandes dificuldades em realizar as etapas da gestão da informação e consequentemente a inteligência competitiva.

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Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Moreno dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus de Tupã

    Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências e Engenharia, Tupã, SP, Brasil. Especialista em Administração e Marketing pela Faculdade Católica Paulista (FACAP), Marília, SP, Brasil. Bacharel em Administração pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP/FAP), Tupã, SP, Brasil.

    http://lattes.cnpq.br/8022619025277403

  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus de Tupã

    Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP, Brasil. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências e Engenharia, Tupã, SP, Brasil.

    http://lattes.cnpq.br/8648672926501949
  • Eduardo Guilherme Satolo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Engenharia, Campus de Tupã

    Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Piracicaba, SP, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências e Engenharia, Tupã, SP, Brasil.

    http://lattes.cnpq.br/8060933644398432

  • Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

    Professora Titular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP, Brasil. Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP, Brasil. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Salamanca, Espanha. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Professora Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP, Brasil.

    http://lattes.cnpq.br/1484808558396980

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Publicado

13/03/2020

Edição

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Artigos