Hipermídia na aprendizagem - construção de um protótipo interativo: a escravidão no Brasil

Autores

  • Brasilina Passarelli USP

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i3.478

Palavras-chave:

Tecnologias de comunicação, Hipermídia, Hipermídia/Aprendizagem, Protótipo interativo/ A escravidão no Brasil Síntese da tese de doutorado

Resumo

O projeto Hipermídia na aprendizagem - construção de um protótipo interativo: a escravidão no Brasil foi concebido para permitir uma exploração interdisciplinar do tema escravidão no Brasil no contexto do ensino para alunos do primeiro grau, 5ª a 8ª série, bem como do segundo grau. Combina a navegação linear (de estrutura narrativa) à não-linear, contextualizada. Desta perspectiva, o usuário navega por informações originariamente criadas e veiculadas em diferentes mídias, como, por exemplo, cenas de filmes brasileiros sobre a escravidão e entrevistas com integrantes da comunidade negra especialmente filmadas para o projeto, desenhos de artistas brasileiros contemporâneos (Aldemir Martins) e de pintores europeus do século XIX (Debret e Rugendas), textos de autores nacionais e estrangeiros. Trechos de músicas de origem africana e animações coloridas de um personagem identificado como um mutante pós-modemo chamado "O Meu!" entremeiam a apresentação destas informações, cuja interface foi desenvolvida com o software Hypercard 2.1, ocupando 30Mb de espaço em disco, em um computador Macintosh llsi e um videodisco interativo. Dessa forma, complementam o texto da tese de doutorado uma fita de 44Mb onde estão gravados os arquivos que compõem a interface, bem como o videodisco interativo.

Hypermidia in learning - construction of an interactive prototype: slavery in Brazil

Abstract


The project Hypermidia in learning - construction of an interactive prototype: slavery in Brazil was conceived to create an interdisciplinary exploration of the theme of slavery in Brazil. It combines a linear navigation (with a narrative structure) to an on-linear, contextual navigation. Through this perspective, the user explores information originally created and stored in different media such as Brazilian film scenes, about slavery and interviews with participants of the black community, specialy filmed for the project; contemporary Brazilian artists drawings (Aldemir Martins) and European artists drawings from the XIX century (Debret and Rugendas); texts written by Brazilian and foreign authors. Musical pieces of African origin and colored animations of a character identifíed as a postmodern mutant named O Meu! are in charge of delivering the informatton to the user. Teachers and students of the primary education (5th to 8th series) constitute the target-public of this project,   although, depending on the curriculum, it can be used by students of the secondary education as well. The project was developed to be used in classrooms, but it can reside, as well, in school laboratories and libraries. An interface developed in Hypercard 2.1 that occupies 30 Mb of hard drive storage in a Macintosh llsi and an interactive videodisc, specially produced as part of the thesis, are the elements of the prototype. A 44 Mb cartdrige and the interactive videodisc accompany the text of this doctoral thesis.


Keywords

Communication technology. Hypermidia. Hypermidia/Learning. Interactive prototype/slavery in Brazil.

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Biografia do Autor

  • Brasilina Passarelli, USP
    Professora doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pesquisadora Sênior- Coordenadora do Grupo de Multimídia Interativa da Escola do Futuro/USP.

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