Entre realidades e virtualidades: mapeamento dos termos gestão da informação e gestão do conhecimento em planos de estudos de informação em Portugal e em Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4799

Palavras-chave:

Gestão da informação, Gestão do conhecimento, Planos de estudos, Ensino superior português, Ensino superior espanhol

Resumo

estudo enquadra-se nas realidades/virtualidades das ditas sociedades da informação/conhecimento. Realiza-se um mapeamento dos planos de estudos em informação em ciclos vigentes em Portugal e em Espanha, identifica-se, pela análise dos seus conteúdos, a presença dos termos “gestão da informação” e “gestão do conhecimento” e perceciona-se a sua representatividade. A abordagem é qualitativa, com ênfase exploratória e descritiva. A revisão bibliográfica é seletiva. A análise documental ampara-se em documentos oficiais, divulgados na Web e devidamente contrastados. As instituições pertencentes aos sistemas de ensino português e espanhol são identificadas e os planos de estudos e programas de disciplina são examinados. Os resultados indicam incidências/coincidências dos termos em grau e distribuição variáveis, em ambos os países e nos distintos ciclos de estudos observados. Comparativamente, os termos são mais frequentes nos programas de disciplina espanhóis do que nos programas portugueses. O termo “gestão da informação” é o mais frequente em ambos os países, registando-se baixos índices de coincidência dos termos.Conclui-se pela necessidade de, em futuros estudos, aprofundar o rastreio dos conteúdos desses programas, cruzando os resultados com as perceções de estudantes, ingressos e egressos, acerca das reais/virtuais repercussões da inclusão desses temas na sua formação e no seu desempenho profissional.

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Biografia do autor

Maria Cristina Vieira de Freitas, Universidade de Coimbra (UC) - Portugal.

Doutora em Biblioteconomia e Documentação pela Universidad de Salamanca (USAL) - Espanha. Professora da Universidade de Coimbra (UC) - Portugal.

Filipa Manuela Ramos Morado Leite, Universidade de Coimbra, Portugal.

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade de Coimbra (UC) – Coimbra - Portugal. Graduada em Línguas e Literaturas Modernas Português / Inglês pela Universidade do Porto (UP) Portugal. Técnico Superior da Câmara Municipal do Porto (CMP) - Porto - Portugal.

Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra, Portugal.

Pós-Doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Doutora Letras, área de Ciências Documentais, na especialidade de Tecnologias da Informação pela Universidade de Coimbra (UC) - Portugal. Professora da Universidade de Coimbra (UC ) - Portugal.

Manuela Moro Cabero, Universidad de Salamanca (USAL) - Espanha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutora em Historia pela Universidad de Salamanca (USAL) - Espanha. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) –SP - Brasil. Professora da Universidad de Salamanca (USAL) - Espanha.

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Publicado

06/09/2019

Como citar

Freitas, M. C. V. de, Leite, F. M. R. M., Manuel Borges, M., & Moro Cabero, M. (2019). Entre realidades e virtualidades: mapeamento dos termos gestão da informação e gestão do conhecimento em planos de estudos de informação em Portugal e em Espanha. Ciência Da Informação, 48(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i2.4799