Online.ipb.pt e o circuito de dissertações de mestrado: boas práticas
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4861Palavras-chave:
Dissertações de mestrado. Online.ipb.pt, Biblioteca Digital do IPB, Plataforma Renates, Acesso abertoResumo
Desde 2013 é obrigatório fazer o registo das dissertações de mestrado na plataforma Renates e de depositar as mesmas num repositório. No Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foi desenvolvida uma plataforma que apoia a gestão das atividades académicas. Esta plataforma é utilizada para o registo no Renates e para o depósito das Dissertações de Mestrado. No módulo Pautas estão implementados outros módulos como o Lançamento de Notas, Gestão de submissões e Dissertações.
Os Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPB (SDIBPB), são o serviço incumbido de registar as dissertações na plataforma Renates e de as depositar no repositório.
Desde o ano letivo 2015/2016, o IPB regulamentou que todas as dissertações defendidas deixariam de ser impressas e passariam a ser digitais e, portanto, seriam depositadas na plataforma online.ipb.pt. Neste momento estão depositadas 606 dissertações de mestrado.
Os SDBIPB acedem a esta plataforma e às dissertações defendidas. Faz-se o download do PDF, abre-se e preenchem-se alguns campos (título, palavras-chave e os Orientadores). Esse preenchimento permite exportar um ficheiro em Excel para ser depositado na plataforma Renates e assim fazer-se o registo obrigatório das dissertações de mestrado.
Downloads
Referências
INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA. Normas Regulamentares dos Mestrados do Instituto Politécnico de Bragança. Instituto Politécnico de Bragança, 2018. Disponivel em: <http://www.ipb.pt/go/h531>. Acesso em: 09 set. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Decreto-Lei n.º 115/2013. Diário da República, 2013. Disponivel em: <https://bit.ly/2k2JF1w>. Acesso em: 09 set. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Portaria n.º 285/2015. Diário da República, 2015. Disponivel em: <https://bit.ly/2m1FnYR>. Acesso em: 09 set. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Decreto-Lei n.º 362/86. Diário da República, 1986. Disponivel em: <https://bit.ly/2m4Ohox>. Acesso em: 09 set. 2019.
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Resolução do Conselho de Ministros n.º 51/2017. Diário da República, 2017. Disponivel em: <https://bit.ly/2m4OTKR>. Acesso em: 09 set. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.