Dados abertos CAPES: um olhar à luz dos desafios para publicação de dados na web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4866

Palavras-chave:

Dados abertos governamentais. Desafios para a disponibilização de dados na web. Lei de Acesso à Informação.

Resumo

A Lei de Acesso à Informação instaurou, no Brasil, a necessidade da abertura dos dados governamentais, em benefício do acesso às informações públicas, tais dados, devem ser disponibilizados visando a descoberta, compreensão e reuso. Desta forma, o presente estudo objetivou discutir o atendimento de conjuntos de dados abertos governamentais aos desafios para a publicação de dados na web, apresentados pelo World Wide Web Consortium. A análise verificou a adequação de 29 conjuntos de dados acerca da Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu disponíveis no portal Dados Abertos CAPES aos 13 desafios para a disponibilização de dados na web, bem como os benefícios alcançados pelo atendimento, de forma a auxiliar os produtores na melhoria dos dados. A partir da análise foi possível verificar que, dos 13 desafios, apenas 1 foi considerado atendido, 6 são parcialmente atendidos, 4 não atendidos e 2 não se aplicam. Os dados disponíveis no portal Dados Abertos CAPES atualmente não atendem à primeira estrela dos dados abertos, contudo, possuem condições de atender à terceira estrela, indicando adequadamente a versão da licença Creative Commons adotada, visto que disponibilizam os dados em formato CSV, além disso, há a necessidade de reestruturar os metadados para favorecer a compreensão e a processabilidade dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Emanuelle Torino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestre em Gestão da Informação, pela Universidade Estadual de Londrina (2010), Especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos, pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Bacharel em Biblioteconomia, opção Informação e Gerência, pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Atua como Coordenadora do Comitê Gestor do Portal de Informação em Acesso Aberto da UTFPR (PIAA), do Repositório Institucional da UTFPR (RIUT) e do Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA), membro do Comitê Gestor do Portal de Periódicos Científicos da UTFPR (PERI) e do Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Gustavo Lunardelli Trevisan, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando em Ciência da Informação - Unesp Marília. Mestrado em Ciência da Informação - Universidade Estadual de Londrina (PPGCI-UEL), Paraná, Brasil. Membro do Grupo de pesquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP), Membro do Grupo Informação e Conhecimento no Ciberespaço. Foi Bolsista (CAPES) e Fundação Araucária (2016/2017). Possui pós-graduação Latu Sensu em Administração Hospitalar, UEL (2007), Gestão de Recursos Humanos (1999) e Bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas Araçatuba SP (Faculdades Integradas Toledo). Atuou profissionalmente como Tutor Eletrônico pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e consultor independente em Sistemas de Gestão Integrado (ERP).

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Licenciada em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP (1986). Especialista em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1987). Mestre em Ciências - área de concentração - Ciências da Computação e Matemática Computacional - pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1993). Doutora em Educação - área de concentração Educação Brasileira - pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (2001). Atuação profissional atual: Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp - PROGRAD. Membro Titular do Conselho de Gestão Científica do Núcleo de Computação Científica da Unesp - GridUnesp. Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Multímidia da FFC - UNESP. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Líder do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais. Parecerista e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária: Inclusão Digital de alunos da UNATI - Marília. Pesquisadora da área de Ciência da Informação, com ênfases em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Arquitetura da Informação digital Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2 - projeto de pesquisa: Arquitetura da Infomação e Experiência do Usuário em ambientes informacionais.

Referências

ALBERTONI, R.; ISAAC, A. (ed.). Dados sobre as melhores práticas da web: vocabulário de qualidade de dados. 2016. Disponível em: https://www.w3.org/TR/vocab-dqv/. Acesso em: 1 abr. 2019.

BERNERS-LEE, T. 5 [stars] open data. 2012. Disponível em: http://5stardata.info/en/. Acesso em: 13 abr. 2019.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 1 maio 2018.

DADOS ABERTOS CAPES. Disponível em: https://dadosabertos.capes.gov.br. Acesso em: 31 mar. 2019.

GILLILAND, A. J. Setting the stage. In: BACA, M. (Ed.). Introduction to metadata. Los Angeles: Getty, c2008. p. 1-19. Disponível em: http://d2aohiyo3d3idm.cloudfront.net/publications/virtuallibrary/0892368969.pdf. Acesso em: 15 jul. 2018.

LÓSCIO, B. F.; GUIMARÃES, C. B. dos S.; CALEGARI, N. Boas práticas para dados na web: desafios e benefícios. Revista Principia, n. 32, p. 9-18, dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1023/. Acesso em: 13 abr. 2019.

LÓSCIO, B. F.; BURLE, C.; CALEGARI, N. (ed.). Data on the web best practices. 2017. Disponível em: https://www.w3.org/TR/dwbp/. Acesso em: 26 abr. 2018.

RILEY, J. Understanding metadata: what is metadata, and what is it for? Baltimore, MD: National Information Standards Organization (NISO), c2017. Disponível em: https://groups.niso.org/apps/group_public/download.php/17446. Acesso em: 15 jul. 2018.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Torino, E., Trevisan, G. L., & Vidotti, S. A. B. G. (2020). Dados abertos CAPES: um olhar à luz dos desafios para publicação de dados na web. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4866