Proteção autoral de dados e ciência aberta na blockchain

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4872

Palavras-chave:

Direitos autorais. Ciência aberta. Blockchain. Propriedade intelectual. Dados.

Resumo

Diante da dinâmica da produção científica, o uso de blockchain como alternativa para a gestão dos direitos autorais alinha-se às necessidades do contexto científico, especificamente na conjuntura da ciência aberta pelos desafios relacionados ao compartilhamento e à reutilização de dados e à questão da proteção autoral. Processos desde produção até disponibilização dos dados são relativamente dispendiosos e os detentores de dados têm recorrido a estratégias para proteger à sua autoria. Assim, para minimizar aspectos relacionados à proveniência, a rastreabilidade e garantia da autoridade de dados tem-se utilizado a tecnologia blockchain. Buscou-se analisar a convergência entre o uso da blockchain para registro do direito autoral e a relação com a ciência aberta. Realizou-se pesquisa exploratória que utilizou análise de conteúdo com observação das unidades temáticas “direito autoral” e “ciência aberta”, verificando os núcleos de sentido em documentos a partir dos eixos propostos na taxonomia da FOSTER. Dois eixos dos propostos pela FOSTER estão sendo tratados, Open science evaluation e Open data, o que demonstra que interesses de pesquisadores estão indo além de tópicos técnicos convencionais, emergindo assim para o movimento da ciência aberta. Os autores ressaltaram o uso da blockchain como elemento que outorga segurança nos dados da pesquisa submetida a avaliação. Observando a rastreabilidade no acesso, reutilização e controle no compartilhamento de dados, verificou-se que as pesquisas concedem garantia à blockchain para a proteção autoral dos dados, visto que, esses dados estarão disponíveis para uso da comunidade científica no paradigma da ciência aberta. Há destaque para questões que envolvem transparência no processo de avaliação das pesquisas por pares, rastreabilidade no acesso e reutilização de dados de pesquisa. Destacou-se a importância de contar com sistemas de avaliação que gerem confiança nos pareceres emitidos por ser determinantes em processos da comunicação científica, minimizando assim receio pela perda de originalidade e possibilidades de plágio. A tecnologia blockchain surge como notável possibilidade para o desenvolvimento de estratégias que fomentam a ciência aberta, na perspectiva da consideração e proteção dos direitos dos autores. No âmbito do estudo, o uso dessa tecnologia tornou-se relevante em questões vinculadas à transparência em processos de avaliação por pares, citação, reconhecimento de autoria na reutilização de dados, rastreabilidade, verificação de acessos e uso, autenticidade e integridade dos dados, aspectos integrados aos eixos da ciência aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Elizabete Cristina de Souza de Aguiar Monteiro, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paul, Brasil.

Jacquelin Teresa Camperos-Reyes, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutoranda em Ciência da Informação UNESP

Mestre em Ciência da Informação UNESP

Elaine Parra Affonso, Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Docente da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC)

Ricardo César Gonçalves Sant’Ana, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, Marília, São Paul, Brasil.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

de Souza de Aguiar Monteiro, E. C., Camperos-Reyes, J. T., Parra Affonso, E., & Gonçalves Sant’Ana, R. C. (2020). Proteção autoral de dados e ciência aberta na blockchain. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4872

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)