O repositório institucional Memoria possibilitando visibilidade das produções acadêmicas.

Autores

  • Ricardo Souza Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Vanessa Cavalcanti
  • Clediane Marques

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4891

Palavras-chave:

Repositório institucional, Acesso aberto, Trabalho de conclusão de curso

Resumo

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte possui um Repositório Institucional denominado Memoria. Este possui uma política de informação instituída pela Resolução n. 15/2015-CONSUP que trata, dentre outras linhas, a necessidade de preservar, ampliar e difundir a produção técnico-científica da Instituição. O curso de Edificações é ofertado atualmente em quatro Campi, com uma média de mais de 100 (cem) trabalhos de conclusão de curso por semestre. O Campus São Paulo Potengí, ainda não contempla suas produções de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Memoria. Nesse sentido, foi criado um projeto de extensão do curso de edificações com objetivo de promover maior visibilidade da produção técnico acadêmica dos TCCs e relatórios de estágio dos alunos do Curso Técnico de nível médio em Edificações, nas formas Integrado e Subsequente, por meio da disponibilização dos documentos na coleção digital do Repositório Institucional, com propósito de disseminar o texto completo para comunidade, servindo de fonte de informação para pesquisas futuras, apoiando o compartilhamento das temáticas abordadas nos trabalhos finais de curso, visto que os Campi são distantes e que faz-se necessário que todos disponibilizem suas produções. Dessa forma o projeto já reuniu os arquivos e os termos de autorização dos trabalhos que compreendem a produção desenvolvida entre 2016 (primeira formatura) e 2018 (última turma formada) para serem cadastrados e disponibilizados no repositório, como também já solicitou adequações e permissões administrativas para realizar esses depósitos, que serão depositadas de forma mediada. O projeto também aponta necessidades de atualização e ampliação da política de informação do Memoria com fins de atender melhor a disponibilização da publicação institucional acadêmica de acesso aberto. Assim sendo, entre os benefícios esperados com a implementação deste projeto está na disponibilidade e visibilidade dos TCCs de Edificações IFRN/SPP, entre os anos 2016 e 2018; criação de tutorial de depósitos, divulgação e instrução de uso dessa ferramenta de suporte informacional à comunidade, aos alunos e aos professores deste Instituto e demais ambientes de ensino, como também um exemplo (rotina de trabalho) a ser seguido por todos os outros cursos em todos os Campi do IFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Ricardo Souza Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Ricardo Souza Marques

Mestre em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande Norte. Natal/RN - Brasil

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal/RN - Brasil

Referências

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN. Resolução Nº 15/2015-CONSUP, de 12 de junho de 2015. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/. Acesso em: 20 jan. 2019.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Marques, R. S., Cavalcanti, V., & Marques, C. (2020). O repositório institucional Memoria possibilitando visibilidade das produções acadêmicas. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4891