Depósito legal da produção académica: reflexões da Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público universitário português, premiada pelo RCAAP em 2018

Autores

  • Madalena Carvalho Universidade Aberta de Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4897

Resumo

Os estabelecimentos de ensino superior portugueses são responsáveis por facultar o acesso à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência – DGEEC, aos conteúdos das dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas nas suas instituições, e depositadas nos seus repositórios institucionais, para fins de recolha e processamento de indicadores estatísticos.

Na Universidade Aberta, a articulação estabelecida entre a Direção de Serviços Académicos e a Direção de Serviços de Documentação, permitiu atualizar a informação relativa à totalidade das teses de doutoramento produzidas e às dissertações de mestrado defendidas desde o início de 2013.

Concluída a defesa, os Serviços Académicos enviam as dissertações e as teses aprovadas para os Serviços de Documentação para efeitos de tratamento documental e depósito dos conteúdos digitais e respetivos metadados no Repositório.

A certificação de que os documentos depositados são os defendidos e aprovados em provas públicas, é garantida por um procedimento do Sistema de Gestão da Qualidade da UAb.

Ao integrar o Repositório, o documento passa a ter um identificador único e permanente “dc.identifier.uri” que é, juntamente com as “palavras-chave” atribuídas, inserido no RENATES pelos Serviços Académicos. Este registo garante a atribuição de um identificador numérico único “TID” ao documento.

O procedimento relativo ao registo no RENATES é diferenciado para mestrados e doutoramentos. Nos doutoramentos é ao Conselho Científico que compete efetuar este registo aquando do início do Projeto de Tese, enquanto nos mestrados, a responsabilidade cabe aos Serviços Académicos e é efetuado após a conclusão das provas.

A informação relativa ao identificador “TID” é inserida, pelos Serviços de Documentação, no campo de metadados “dc.identifier.tid” do documento, no Repositório.

Em 2018 a UAb foi a instituição de ensino superior público universitário portuguesa que evidenciou o maior grau de cumprimento relativo ao Depósito Legal da sua produção académica - 100%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Madalena Carvalho, Universidade Aberta de Portugal

Diretora dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta de Portugal

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Carvalho, M. (2020). Depósito legal da produção académica: reflexões da Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público universitário português, premiada pelo RCAAP em 2018. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4897