Serviços oferecidos em Portais de Periódicos Científicos: para além do acesso, rumo à democratização

Autores

  • Jorge Santa Anna universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4929

Palavras-chave:

Ciência aberta, Portais de periódicos, Serviços prestados em portais de periódicos.

Resumo

O presente texto versa sobre os portais de periódicos científicos e os serviços por eles oferecidos, cujo objetivo é identificar a disponibilização desses serviços em portais de universidades federais e reforçar o potencial dessa oferta para a consolidação da ciência aberta. Utiliza revisão de literatura, pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que os portais podem oferecer diferentes serviços, tais como canais para contato, fóruns de discussão, mecanismos de busca, e treinamentos, embora nem todos esses serviços foram indetificados nos portais analisados. Conclui-se que a ausência desses serviços tende a desqualificar os portais, impactando na visibilidade e prestígio dos periódicos e das instituições mantenedoras, o que requer a adoção de medidas interventivas para qualificação desses ambientes.

Palavras-chave: Ciência aberta. Portais de periódicos. Serviços prestados em portais de periódicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Jorge Santa Anna, universidade Federal do Espírito Santo


Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da UFMG. Professor de disciplinas no Curso de Biblioteconomia e de Metodologia de Pesquisa.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Santa Anna, J. (2020). Serviços oferecidos em Portais de Periódicos Científicos: para além do acesso, rumo à democratização. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4929