Repositórios institucionais brasileiros e a transição para a próxima geração.

Autores

  • Juliana Araujo Gomes de Sousa Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4990

Palavras-chave:

Repositórios Institucionais brasileiros. Próxima Geração de Repositórios. Confederação de Repositórios de Acesso Aberto.

Resumo

Esta pesquisa objetivou compreender a dinâmica e a visão de futuro que as equipes gestoras dos Repositórios Institucionais brasileiros têm sobre os avanços nesta temática e traçar um paralelo sobre a realidade versus os desafios na adoção das tecnologias, padrões e protocolos indicados pelo grupo de trabalho da Confederação de Repositórios de Acesso Aberto (COAR) para a Next Generation of Repositories (NGR). Para cumprir o objetivo, adotou-se um método quantitativo utilizado como principal ferramenta de coleta um questionário que foi enviado para 54 gestores de repositórios institucionais brasileiros. Dos 54 questionários enviados aos gestores, retornaram 26 respondidos, o que corresponde a 48%. Observou-se que a maioria dos gestores tem dificuldades em atender as demandas de suas instituições relacionadas ao repositório institucional, tal fator se deve principalmente à quantidade reduzida de profissionais na equipe. O grupo de trabalho definiu 11 tecnologias a serem adotadas pelos repositórios para serem considerados um “repositório NGR”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Sousa, J. A. G. de. (2020). Repositórios institucionais brasileiros e a transição para a próxima geração. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4990