Dados de pesquisa em acesso aberto: uma coleção de dados do conjunto de doutores cadastrados na Plataforma Lattes

Autores

  • Thiago Magela Rodrigues Dias CEFET-MG
  • Patrícia Mascarenhas Dias CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4997

Palavras-chave:

Acesso Aberto, Produção Científica, Colaboração Científica, Plataforma Lattes

Resumo

Os estudos sobre dados científicos têm atraído o interesse de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo em vista seu potencial para melhor compreender como as pesquisas em uma determinada área têm sido realizadas, ou como grupos de pesquisadores têm colaborado no desenvolvimento de seus trabalhos. Assim, este trabalho descreve um conjunto de dados estratificados contendo informação sobre os indivíduos com currículos cadastrados na Plataforma Lattes e que possuam doutorado concluído. O trabalho também apresenta uma descrição quantitativa sobre os dados coletados, bem como uma descrição geral dos conjuntos de dados disponibilizados. Cada um dos estratos apresentam uma quantidade significativa de dados que podem ser utilizados para diversos tipos de análises, como por exemplo o estrato de Formação Acadêmica, que sumariza a formação acadêmica de cada um dos doutores. Nesse estrato são apresentados os dados de cada doutor referentes aos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado concluídos, bem como dos programas de pós-doutorado realizados, incluindo o ano de início, ano de conclusão e local de realização. Considerando o grande interesse de diversos trabalhos recentes que visam analisar dados de publicações científicas, os conjuntos de dados disponibilizados neste trabalho caracterizam-se como importante fonte de informação para diversos novos estudos em diferentes áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Thiago Magela Rodrigues Dias, CEFET-MG

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) – Brasil. Professor e pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) - Divinópolis, MG - Brasil. 

Patrícia Mascarenhas Dias, CEFET-MG

Doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional, Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como citar

Dias, T. M. R., & Dias, P. M. (2020). Dados de pesquisa em acesso aberto: uma coleção de dados do conjunto de doutores cadastrados na Plataforma Lattes. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4997

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)