As categorias aristotélicas como estruturas de Organização do Conhecimento de obras xilográficas

Autores

  • Viviane Faria Machado Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Cristina de Albuquerque Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Comunicação e Artes. https://orcid.org/0000-0003-4194-8554

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i1.5041

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento., Processo de Categorização , Xilogravura , Categorias aristotélicas

Resumo

Traz reflexão para estabelecer categorias fundamentais que possam estruturar e sistematizar os elementos característicos das obras xilográficas, pensando em um processo capaz de auxiliar no processo de Organização do Conhecimento. Como procedimento metodológico, optou-se pela Análise de Conteúdo, com abordagem qualitativa, a qual permitiu elaborar todo o processo constitutivo da pesquisa. A investigação evidenciou os elementos temáticos das xilogravuras, relacionando-os com a sistematização categórica correspondente às dez categorias aristotélicas, possibilitando o estabelecimento de uma esquematização ordenada dos termos que englobam alguns elementos dos procedimentos da técnica xilográfica. Assim sendo, a pesquisa contribui para um ponto de discussão que pode enriquecer o debate teórico e aplicado quanto aos processos de Organização do Conhecimento e, em especial, para a possibilidade de padronização nas formas de organizar e representar estes documentos

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Biografia do Autor

  • Viviane Faria Machado, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Cristina de Albuquerque, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Comunicação e Artes.

    Doutorado em Ciência da Informação pelo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Mestrado em Ciência da Informação pelo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Professor da Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Comunicação e Artes. 

    Docente do Programa de Pós-Gradualção em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

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Publicado

08/12/2020

Edição

Seção

Artigos