A monetização virtual como processo da gestão do conhecimento: uma abordagem descritiva da atuação de um observatório de cooperativas

Autores

  • Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC) - Marília/SP http://orcid.org/0000-0001-8620-2612
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras http://orcid.org/0000-0001-5364-3243
  • Davi Rogerio de Moura Costa Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade http://orcid.org/0000-0001-5653-478X

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i1.5176

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Monetização do conhecimento, Capital intelectual, Organização do conhecimento, Observatório.

Resumo

Com o objetivo de demonstrar a realidade de um observatório de cooperativas sob a ótica da gestão do conhecimento, o estudo parte das seguintes indagações: quais são as maneiras de se colocar em prática o processo de gestão do conhecimento? De que maneira o Observatório de Cooperativas de Crédito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto aplicou e desenvolveu um processo de monetização virtual como processo de gestão do conhecimento? Se trata de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, que trabalha com reflexões e com a realidade de uma plataforma utilizada pelo observatório. Como resultados, identificou-se o que, inicialmente, já se configurava como hipótese: existem várias maneiras de aplicar a gestão do conhecimento, e uma delas é a criação da monetização virtual contextual que estimula a execução das atividades da gestão do conhecimento pelos indivíduos. Além disso, foi apresentado detalhadamente como essa prática de monetização funciona em sua forma usual, o que resultou na segunda constatação: a aplicação da monetização virtual contribui não somente para o processo de aquisição de conhecimento, mas também para organização, coleta, armazenamento, recuperação, interpretação e uso efetivo e inteligente de dado, informação e conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/FFC) - Marília/SP

Graduada em Gestão Empresarial. Mestre em Ciência da Informação e Doutoranda em Ciência da Informação pela UNESP/FFC - Câmpus Marília/SP

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Docente do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da USP/FFCLRP e Docente do PPGCI UNESP.

Davi Rogerio de Moura Costa, Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Docente da USP, Ribeirão Preto, no departamento de Economia, Administração e Contabilidade.

Referências

ANTHONY, R.N.; GOVINDARAJAN, V. Management control systems. 12. Ed. New York: Irwin McGraw-Hill, 2007.

BUKOWITZ, W.R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman Editora, 2002.

CARVALHO, G.M.R.; TAVARES, M.S. Informação e conhecimento: uma abordagem organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro, Campus, 1998.

DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI. 3.ed. São Paulo: Pioneira, 2001. 168p.

EDVINSSON, L.; MALONE, M.S. Intellectual capital: realizing your company’s true value by finding its hidden brainpower. New York: Harper Business.

FRAGA, B.D.; ERPEN, J.G.; VARVAKIS, G.; SANTOS, N. Business Intelligence: métodos e técnicas de gestão do conhecimento e as tendências para avanços do capital intelectual. Navus, Florianópolis, v.7, n.1, p.43-56, jan./mar. 2017. Disponível em: < http://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/410>. Acesso em: 23 maio. 2018.

HOFFMANN, W.A.M. Gestão do conhecimento: desafios de aprender. São Carlos: Compacta, 2009. 188p.

IENCIU, N.M.; MATIS, D. A theoretical framework of intellectual capital. Journal of Business Research, v.11, n.2, 2011. Disponível em: < http://www.freepatentsonline.com/article/International-Journal-Business-Research/272484974.html>. Acesso em: 23 maio. 2018.

LIMA, J.P.C.; ANTUNES, M.T.P. Fatores relevantes para a gestão do capital intelectual sob a ótica da Visão Baseada em Recursos (VBR): um estudo baseado na percepção dos gestores da Sanofi Aventis Brasil. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v.7, n.1, 2012. Disponível em: <http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/view/1470>. Acesso em: 23 maio. 2018.

MAIA, C. Casa de ferreiro, espeto de pau: a gestão do conhecimento em empresas produtoras de conhecimento. In: TERRA, J.C.C. Gestão do conhecimento e e-learning na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. p. 4-18.

MALAVSKIA, O.S.; LIMA, E.P.; COSTA, S.E.G. Modelo para a mensuração do capital intelectual: uma abordagem fundamentada em recursos. Produção, v.20, n.3, p.439-454, 2010. Disponível em: < http://prod.org.br/files/v20n3/v20n3a11.pdf>. Acesso em: 23 maio. 2018.

MALHOTRA, Y. Knowledge management and business model innovation. Oakland: Idea Group Publishing, 2001.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2013.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. La organización creadora de conocimiento: cómo las compañías japonesas crean la dinâmica de la innovación. Editorial Mexicana: México, 1999.

OLIVEIRA, M.; GOLDONI, V.; CONSTANTINO, F. Gestão do Conhecimento: pesquisas realizadas e novas oportunidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 26., 2006, Fortaleza... Anais, Fortaleza, ENEGEP, 2006.

PROBST, G.; RAUB, S.; ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.

REZENDE, D. A. Sistemas de conhecimento e as relações com a gestão do conhecimento e com a inteligência organizacional nas empresas privadas e nas organizações públicas. In: TARAPANOFF, K. Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT/UNESCO, 2006. p. 257-276.

RODRIGUES, H.M.S.; DORREGO, P.F.F.; FERNÁNDEZ, C.M.; FERNÁNDEZ, J. La influencia del capital intelectual en la capacidad de inovación de las empresas del sector de automación de la eurorregión Galicia Norte de Portugal. Vigo: Universidad de Vigo.

SABBAG, P.Y. Espirais do conhecimento: ativando indivíduos, grupos e organizações. São Paulo: Saraiva, 2007.

SCATOLIN, H.G. A gestão do conhecimento nas organizações: o legado de Nonaka e Takeuchi. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v.5, n.2, p.4-13, jul./dez.2015. Disponível em:<http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc>. Acesso em 05 dez. 2019.

SETZER, V. W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. DataGramaZero, Rio de Janeiro, n. zero, 1999.

SOFFNER, R. K. Gestão do conhecimento e mudança organizacional. In: SILVA FILHO, C. F.; SILVA, L. F. (Org.). Tecnologia de informação e gestão do conhecimento. Campinas: Alínea, 2005. p. 70-77.

STEWART, T.A. Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. 4. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

SVEIBY, K.E.; MARTINS, J.R. Gestão do conhecimento: as lições dos pioneiros. Global Brands: Centro de Pesquisas de Intangíveis do Brasil, 2001.

VALENTIM, M.L.P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004 (Artigo em Web). Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=88>. Acesso em: 05 mar. 2019.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como citar

Santos, B. R. P. dos, Damian, I. P. M., & Costa, D. R. de M. (2020). A monetização virtual como processo da gestão do conhecimento: uma abordagem descritiva da atuação de um observatório de cooperativas. Ciência Da Informação, 50(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i1.5176

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)