As publicações em coautoria e colaboração científica em Comunicação na Universidade Federal do Piauí (UFPI)
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i1.5209Palavras-chave:
colaboração científica, produção científica, coautoria, pesquisa em comunicação.Resumo
O presente estudo qualitativo coloca em discussão a colaboração científica e de coautoria em artigos de periódicos científicos publicados por pesquisadores doutores vinculados a grupos de pesquisa em Comunicação na Universidade Federal do Piauí, e as relações estabelecidas com outros atores para a publicação em revistas científicas. Diante do exposto, identifica-se o seguinte problema de pesquisa: Como se estabelecem os indicadores de produção científica e das redes sociais de coautoria formadas por pesquisadores doutores de grupos de pesquisa em Comunicação da Universidade Federal do Piauí? Busca-se como objetivo geral compreender a produção científica e as relações sociais de coautoria no período de 2014 a 2018. A metodologia é de natureza qualitativa, exploratória descritiva e documental. Foram analisados quatro grupos de pesquisa em Comunicação atualmente em atividade na UFPI. Os resultados quantitativos dessa investigação pressupõe uma tendência na produção de conhecimento científico colaborativo.
Downloads
Referências
ACADEMIA Brasileira de Ciências. Rio de Janeiro (2019). Disponível em: <http://www.abc.org.br/a-instituicao/>. Acesso em: 05 nov. 2018.
BALANCIERI, Renato et al. Análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na plataforma Lattes. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 64-77, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n1/a08v34n1.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2019.
BRASIL. Lei n. 1.310, de 15 de janeiro de 1951. Cria o Conselho Nacional de Pesquisas, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950-1969/L1310.htm>. Acesso em: 04 out. 2018.
BRASIL. Decreto nº 24.785, de 14 de julho de 1934. Reconhece de utilidade pública a Academia Brasileira, de Ciências e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-24785-14-julho-1934-776869-publicacaooriginal-140881-pe.html>. Acesso em: 04 out. 2018.
BRASIL. Lei n. 4.533, de 8 de dezembro de 1964. Altera a Lei n. 1.310, de 15 de janeiro de 1951, que criou o Conselho Nacional de Pesquisas, e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4533-8-dezembro-1964-354351-norma-pl.html>. Acesso em: 10 out. 2018.
BRASIL. Lei n. 6.129, de 6 de novembro de 1974. Dispõe sobre a transformação do Conselho Nacional de Pesquisas em Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e dá outras providências. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-6129-6-novembro-1974-357707-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 20 out. 2018.
BRASIL. Lei n. 4.664, de 20 de dezembro de 1993. Cria a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, Professor Afonso Sena Gonçalves. Disponível em: <http://www.fapepi.pi.gov.br/institucional/leideinstituicao/>. Acesso em: 01 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília: CAPES, 2010. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento – I: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CONSELHO Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Disponível em: <http://www.cnpq.br/>. Acesso em: 04 nov. 2018.
COORDENAÇÃO de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 10 dez. 2018.
DIRETÓRIO dos Grupos de Pesquisa no Brasil – Lattes. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/web/dgp>. Acesso em: 01 fev. 2019.
GOMES, Cristina Marques. Alicerces: Comunicação Científica Revisitada. In: Comunicação científica: alicerces, transformações e tendências. Portugal: LabCom, 2013. p. 7-64.
GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Colaboração científica: indicadores relacionais de coautoria. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 12, n. 2, p. 24-32, 2018. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/7976. Acesso em: 15 fev. 2019.
HILÁRIO, Carla Mara; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini; GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Aspectos éticos da coautoria em publicações científicas. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2 p. 12-36, maio/ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/76312. Acesso em: 15 jan. 2019.
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação cientifica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MENA-CHALCO, Jesús Pascual, CESAR JÚNIOR, Roberto Marcondes. Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de scriptLattes. In: HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; LETA, Jacqueline. (Orgs.) Bibliometria e cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro & João, 2013. p. 109-128.
MULDOON, Ryan. Diversity, rationality, and the division of cognitive labor. In: BOYER-KASSEM, Thomas; MAYO-WILSON, Conor; WEISBERG, Michael. Scientific collaboration and collective knowledge. New York: Oxford University Press, 2018. p. 78-92.
VANZ, Samile Andrea de Souza; STUMPF, Ida Regina Chittó. Colaboração científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.15, n. 2, p. 42-55, maio/ago. 2010. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1105/731>. Acesso em: 05 nov. 2018.
VILAN FILHO, Jayme Leiro; SOUZA, Held Barbosa de; MUELLER, Suzana. Artigos de periódicos científicos das áreas de informação no Brasil: evolução da produção e da autoria múltipla. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 2-17, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/586>. Acesso em: 05 dez. 2018.
ZOLLMAN, Kevin J. S. Learning to collaborate. In: BOYER-KASSEM, Thomas; MAYO-WILSON, Conor; WEISBERG, Michael. Scientific collaboration and collective knowledge. New York: Oxford University Press, 2018. p. 65-77.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, HERNANDES ANDRADE SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.