Fundações de Amparo à Pesquisa na Região Norte: histórico e características

Autores

  • Maria Teresa Miceli Kerbauy Docente na Universidade Federal de São Carlos
  • Josiane dos Santos Doutoranda na Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i2.5269

Palavras-chave:

Fundações de Amparo, Região Norte., Fomento à ciência, Desenvolvimento científico regional

Resumo

As Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) são um dos mecanismos de descentralização dos investimentos em CT&I e suas ações permitem à comunidade científica acesso aos recursos financeiros, especialmente nos estados com menores recursos e com baixos investimentos financeiros direcionados à pesquisa científica. As FAPs apoiam pesquisadores, instituições de pesquisas e universidades, incentivam a carreira científica e a expansão da infraestrutura de CT&I etc. Na região Norte do Brasil, a primeira foi criada em 2002 no Amazonas e a última no Acre em 2012. Roraima é o único estado a não ter uma FAP. Antes da criação das FAPs, os pesquisadores e as instituições científicas locais dependiam quase que exclusivamente dos repasses financeiros das agências federais de fomento, concorrendo com regiões mais desenvolvidas na área de CT&I. Este artigo descreve o histórico, as características jurídicas e as atuações das FAPs na região Norte, dada a importância que estas representam para esta parte do país, como principal instituição estadual a captar e a fornecer recursos financeiros para a ciência. A presente investigação se dá por meio da pesquisa documental, em consulta aos sites institucionais, às legislações estaduais, aos relatórios de gestão, aos jornais, às revistas e também através da pesquisa bibliográfica nos repositórios institucionais das universidades locais e em artigos científicos para descrição do histórico e das características dessas instituições. Um dos principais problemas da região é a formação de recursos humanos na área científica, tanto aqueles relacionados à capacitação, quanto os que são referentes à permanência de profissionais. Nesta análise, observa-se que o foco principal dos programas de fomento é a formação e a permanência dos pesquisadores nas instituições e nas universidades da região com o propósito de promover o crescimento e o desenvolvimento científico local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Teresa Miceli Kerbauy, Docente na Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutorado pelo Instituto de Cooperacion Iberoamericana (ICI) - Espanha. Doutora em Ciências
Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) - São Paulo, SP – Brasil. Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, SP – Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Josiane dos Santos, Doutoranda na Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São
Carlos, SP - Brasil. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas
(Unicamp) - Brasil.o

Referências

BALBACHEVSKY, E. Processos decisórios em política científica, tecnológica e de inovação no Brasil: análise crítica. In: Lúcia Carvalho Pinto de Melo. (Org.). Nova geração de política em ciência, tecnologia e inovação. 1ed. Brasília: CGEE, 2010, v. 1, p. 61-90.

CENTRO DE GESTÃO ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). Descentralização do fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010. 156p.

FREIRE, A. P.; REBELO, G. A FAPEAM é um patrimônio nosso. Acta Amazonica, v. 35, nº. 5, p 7-13, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0044-59672005000300002&script=sci_arttext. Acesso em: 05 mar. 2020.

FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO AMAPÁ. Relatório Anual de Atividades 2013. Macapá, AP, 2014. 38p. Disponível em: https://fapeap.portal.ap.gov.br/archives/relatorio2013.pdf. Acesso: 20 mar 2020.

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS - FAPEAM. Relatório de Atividades FAPEAM 2010. Manaus, AM, 2010, 124p. Disponível em: <http://www.fapeam.am.gov.br/downloads/relatorio-de-atividades-2010/>. Acesso: 15 out. 2019

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS - FAPEAM. Relatório de Atividades 2018. Manaus, AM, 2019, 50p. Disponível em: <http://www.fapeam.am.gov.br/downloads/relatorio-de-atividades-2018/>. Acesso em 03 mar 2020.

MATOS, G. P. de. As fundações de amparo à pesquisa como agentes estruturantes dos sistemas regionais de inovação e descentralização em CTI no Brasil. 2018. 152p. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Araranguá, 2018.

QUINTAS, T. G. Ciência e tecnologia no Estado do Amapá. Evoluções e entraves no primeiro decênio do século XXI. 2013. 167p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2013.

SANTOS, J.; KERBAUY, M. T. M. Financiamento e desenvolvimento da C&T no Amazonas: o papel da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). In: VII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia E Sociedade (Esocite.Br), 8, 2019, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: CEFET-MG. Disponível em: <https://drive.google.com/u/0/uc?id=1xEIBDONuBdo5Y6PQ7_VpL1JChjSt4qkj&export=download. Acesso em: 12 dez. 2019.

SANTOS, J. C. A instituição da ciência e tecnologia do Tocantins à luz do federalismo brasileiro. 2015, 115f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Federal de Tocantins, Palmas, 2015.

SILVA, R. E. D. R. Ciência, Tecnologia nas constituições brasileiras da vinculação de receitas. O caso das FAPs. 2008. 159p. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

Downloads

Publicado

31/12/2021

Como citar

Kerbauy, M. T. M., & Santos, J. dos. (2021). Fundações de Amparo à Pesquisa na Região Norte: histórico e características. Ciência Da Informação, 50(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v50i2.5269

Edição

Seção

Artigos