Bibliografia sobre Justiça Social: fontes sobre o tema em Biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

  • Franciéle Carneiro Garcês da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Dirnéle Carneiro Garcez Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Gabriel de Melo Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Priscila Rufino Fevrier Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)).
  • Ana Paula Meneses Alves Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v52i1.6094

Palavras-chave:

bibliografia, justiça social, produção científica, biblioteconomia, ciência da informação

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi organizar uma bibliografia seletiva a respeito de justiça social em Biblioteconomia e Ciência da Informação, entre 1960 a 2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualiquantitativa. Foram adotados os conceitos de Dias e Pires (2005) para classificação de bibliografias e uma busca de documentos em bases de dados nacionais e internacionais visando localizar documentos que versassem sobre o tema justiça social em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Após refinamento dos dados, os resultados foram apresentados em uma bibliografia, na forma de lista seletiva de documentos, de apresentação sinalética, de abrangência internacional, de assunto especializado, retrospectiva, de arranjo alfabético e sistemático, em três categorias: formação para justiça social, bibliotecas para justiça social e atuação bibliotecária para a justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPInfo/UDESC). Doutoranda no Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). Bacharela em Biblioteconomia (UDESC). Representante discente ANCIB - Gestão Plural (2020-2022). Idealizadora e gestora do Quilombo Intelectual. Coordenadora do Selo Nyota e do Grupo de Trabalho Relações Étnico-raciais e Decolonialidades, vinculado à FEBAB. Compõe o quadro de integrantes do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes como membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (O²S².sat). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI) e do Núcleo de Estudos sobre Performance, Patrimônio e Mediações Culturais (NEPPaMCs).Bolsista CAPES de Desenvolvimento Social (CAPES-DS).

Dirnéle Carneiro Garcez, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC). Mestra em Ciência da Informação (PPGCIN/UFSC). Bacharela em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Integrante do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes como membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (O²S².sat) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI).Bolsista CAPES de Desenvolvimento Social (CAPES-DS).

Gabriel de Melo Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando em Gestão da Informação, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Pesquisador Especialista em Gestão de Processos e Negócios na Brigada Militar de Santa Catarina através do Escritório de Gestão de Processos (EPROC). Bolsista na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI), sob coordenação da Profa. Dra. Ana Paula Meneses Alves, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Priscila Rufino Fevrier, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)).

Doutoranda em Ciência da Informação de Informação (IBICT/UFRJ). Mestra em Ciência da Informação (PPGCIN/UFSC).Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo de Estudos Intelectuais Negras na Ciência da Informação. Membro do Grupo de Trabalho "Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades', vinculado à FEBAB. Compõe o quadro de integrantes do Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, linguagem e organização dos saberes e é membro do Satélites em Organização Ordinária dos Saberes Socialmente Oprimidos (O²S².sat) vinculado ao Grupo de Pesquisa Ecce Liber - IBICT/UFRJ e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI). Bolsista CAPES de Desenvolvimento Social (CAPES-DS).

Ana Paula Meneses Alves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Adjunta do Departamento Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus Marília em regime de cotutela com a Universidade de Granada - Espanha, na qual recebeu o título de Doutora em Ciências Sociais. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharela em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus Marília. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (NERSI-UFMG).

Referências

ADLER, Melissa; HARPER, Lindsey M. Race and Ethnicity in Classification Systems: Teaching Knowledge Organization from a Social Justice Perspective. Library Trends, Champaign, v. 67, n. 1, p. 52-73, 2018. DOI 10.1353/LIB.2018.0025 DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2018.0025

ALAJMI, Bibi M.; ALSHAMMARI, Israa. Strands of diversity in Library and Information Science graduate curricula. Malaysian Journal of Library & Information Science, Kuala Lumpur, v. 25, n. 1, p. 103-121, Apr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22452/mjlis.vol25no1.6

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível. Brasília, DF: Briquet de Lemos; São Paulo: ABRAINFO, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v5i1p27-46

BLUME, Rachel; ROYLANCE, Alisson. Decolonization in collection development: Developing an authentic authorship workflow. The Journal of Academic Librarianship, [s. l.], v. 46, n. 5, p. 1-7, Sept. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2020.102175 DOI: https://doi.org/10.1016/j.acalib.2020.102175

BONICCI, Laurie J. et al. Physiological access as a social justice type in LIS Curricula. Journal of Education for Library and Information Science, [s. l.], v. 53, n. 2, p. 115-129, Apr. 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23249103. Acesso em: 10 set. 2021.

BRITZ, Johannes J.; PONELIS, Shana. Social justice and the international flow of knowledge with specific reference to African scholars. Aslib Proceedings: New Information Perspectives, [s. l.], v. 64, n. 5, p. 462-477, Sept. 2012. DOI 10.1108/00012531211263094. DOI: https://doi.org/10.1108/00012531211263094

BROOK, Freeda; ELLENWOOD, Dave; LAZZARO, Althea Eannace. In pursuit of antiracist social justice: denaturalizing whiteness in the academic library. Library Trends, Champaign, v. 64, n. 2, p. 246-284, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0048

BRUNVAND, Amy. Researching bears ears: reference practice for civic engagement. Reference Services Review, Bingley, v. 48, n. 1, p. 49-61, Feb. 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/RSR-09-2019-0061 DOI: https://doi.org/10.1108/RSR-09-2019-0061

CASTRO, Flávia Rodrigues de. Refúgio e injustiça epistêmica: uma análise a partir do Brasil. 2020. 251 f. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) – Instituto de Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.

CHESHIRE, Kelsey; STOUT, Jennifer. The moral arc of the library: what are our duties and limitations after 45? Reference Services Review, Bingley, v. 48, n. 2, p. 219-225, Apr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/RSR-10-2019-0074 DOI: https://doi.org/10.1108/RSR-10-2019-0074

CHIU, Anastasia; ETTARH, Fobazi M.; FERRETTI, Jennifer A. Not the shark, but the water: How neutrality and vocational awe intertwine to uphold white supremacy. In: LEUNG, Sofia Y.; LOPEZ-MCKNIGHT, Jorge R. (ed.). Knowledge justice: disrupting library and information studies through critical race theory. Cambridge, MA: Massachusetts Institute of Technology, 2021. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/11969.003.0005

COOKE, Nicole A.; SWEENEY, Miriam E.; NOBLE, Safiya U. Social justice as topic and tool: an attempt to transform an LIS curriculum and culture. The Library Quarterly, Chicago, v. 86, n. 1, p. 107-124, Jan. 2016. DOI 10.1086/684147. DOI: https://doi.org/10.1086/684147

DADLANI, Punit; TODD, Ross J. Information technology and school libraries: a social justice perspective. Library Trends, Champaign, v. 64, n. 2, p. 329-359, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0041

DALAQUA, Gustavo Hessmann. Liberdade democrática como desenvolvimento de si, resistência à opressão e à injustiça epistêmica. Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia, Marília, v. 43, n. 3, p. 213-234, jul./set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n3.14.p213 DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2020.v43n3.14.p213

DAWES, Lorna. Through faculty's eyes: Teaching threshold concepts and the framework. Portal: Libraries and the academy, Baltimore, v. 19, n. 1, p. 127-153, Jan. 2019. DOI 10.1353/PLA.2019.0007 DOI: https://doi.org/10.1353/pla.2019.0007

DEWAN, Pauline. Economic well-being and social justice through pleasure reading. New Library World, Bingley, v. 117, n. 9/10, p. 557-567, Oct. 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/NLW-03-2016-0019 DOI: https://doi.org/10.1108/NLW-03-2016-0019

DIAS, Maria Matilde Kronka; PIRES, Daniela. Fontes de informação: um manual para cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. São Carlos: EdUFSCar, 2005.

FRICKER, Miranda. Epistemic Injustice: Power and the Ethics of Knowing. Oxford: Oxford University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780198237907.001.0001

FRICKER, Miranda. Epistemic justice as a condition of political freedom? Synthese, Dordrecht, v. 190, n. 7, p. 1317-1332, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s11229-012-0227-3 DOI: https://doi.org/10.1007/s11229-012-0227-3

FURNER, Jonathan. Dewey Deracialized: A critical race-theoretic perspective. Knowledge Organization, Wurzburg, v. 34, n. 3, p. 144-168, 2007. Disponível em: https://www.nomos-elibrary.de/10.5771/0943-7444-2007-3-144.pdf?download_full_pdf=1. Acesso em: 10 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5771/0943-7444-2007-3-144

GABRIEL, Alice de Barros; SANTOS, Breno Ricardo Guimarães. A injustiça epistêmica na violência obstétrica. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 28, n. 2, e60012, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n260012

GIBSON, Amelia N. Civility and structural precarity for faculty of color in LIS. Journal of Education for Library and Information Science, [s. l.], v. 60, n. 3, p. 215-222, July 2019. DOI 10.3138/jelis.2019-0006. DOI: https://doi.org/10.3138/jelis.2019-0006

GREGORY, Lua; HIGGINS, Shana. Reorienting an information literacy program toward social justice: mapping the core values of librarianship to the ACRL Framework. Communications in Information Literacy, [s. l.], v. 11, n. 1, p. 42-54, 2017. DOI 10.15760/comminfolit.2017.11.1.46 DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2017.11.1.46

HARPER, Lindsey. Recruitment and retention strategies of LIS students and professionals from underrepresented groups in the United States. Library Management, [s. l.], v. 41 n. 2/3, p. 67-77, Feb. 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/LM-07-2019-0044 DOI: https://doi.org/10.1108/LM-07-2019-0044

HICKS, Pete; KERRIGAN, Páraic. An intersectional quantitative content analysis of the LGBTQ+ catalogue in Irish public libraries. Journal of Librarianship and Information Science, [s. l.], v. 52, n. 4, p. 1028-1041, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/0961000619898212 DOI: https://doi.org/10.1177/0961000619898212

HONMA, Todd. Introduction to part I. In: LEUNG, Sofia Y.; LOPEZ-MCKNIGHT, Jorge R. (ed.). Knowledge justice: disrupting library and information studies through critical race theory. Cambridge, MA: MIT Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/11969.003.0004

HOOKWAY, Christopher. Some varieties of epistemic injustice: reflections on Fricker. Episteme, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 151-163, June 2010. DOI: https://doi.org/10.3366/E1742360010000882. DOI: https://doi.org/10.3366/epi.2010.0005

JULES, Bergis. Confronting Our Failure of Care Around the Legacies of Marginalized People in the Archives. On Archivy, Nov. 11, 2016. Disponível em: https://medium.com/on-archivy/confronting-our-failure-of-care-around-the-legacies-of-marginalized-people-in-the-archives-dc4180397280. Acesso em: 10 jun. 2022.

KUMASI, Kafi D.; MANLOVE, Nichole. Finding “diversity levers” in the core library and information science curriculum: a social justice imperative. Library Trends, Champaign, v. 64, n. 2, p. 415-443, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0047

LARA, Marilda Lopes Ginez de. Conceito de bibliografia, ou conceitos de bibliografia? Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 127-151, maio/ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n2p127

MATHIESEN, Kay. Informational justice: a conceptual framework for social justice in library and information services. Library Trends, Champaign, v. 64, n. 2, p. 198-225, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0044

MEDEIROS, Felipe Gabriel Gomes; PRESSER, Nadi Helena. Informação e inclusão social: perspectivas possíveis. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 7, n. 1, p. 19-33, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/cirev.2020v7n1b

MEHRA, Bharat; BISHOP, Bradley W. de; PARTEE II, Robert P. How do public libraries assist small businesses in rural communities? an exploratory qualitative study in Tennessee. Libri, [s. l.], v. 67, n. 4, p. 245-260, 2017. DOI 10.1515/libri-2017-0042 DOI: https://doi.org/10.1515/libri-2017-0042

MEHRA, Bharat; BRAQUET, Donna. Library and information science professionals as community action researchers in an academic setting: top ten directions to further institutional change for people of diverse sexual orientations and gender identities. Library Trends, Champaign, v. 56, n. 2, p. 542-565, 2007. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2008.0005

MORALES, Myrna; KNOWLES, Em Claire; BOURG, Chris. Diversity, social justice, and the future of libraries. Portal: Libraries and the Academy, Baltimore, v. 14, n. 3, p. 439-451, July 2014. DOI: https://doi.org/10.1353/pla.2014.0017

OTTINGER, Gwen. Making sense of citizen science: stories as a hermeneutic resource. Energy Research & Social Science, [s. l.], v. 31, p. 41-49, Sept. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.erss.2017.06.014 DOI: https://doi.org/10.1016/j.erss.2017.06.014

OUD, Joanne. Systemic workplace barriers for academic librarians with disabilities. College & Research Libraries, Chicago, v. 80, n. 2, p. 169-194, 2019. DOI https://doi.org/10.5860/crl.80.2.169 DOI: https://doi.org/10.5860/crl.80.2.169

PATIN, Beth; SEBASTIAN, Melinda; YEON, Jieun; BERTOLINI, Danielle; GRIMM, Alexandra. Interrupting epistemicide: a practical framework for naming, identifying, and ending epistemic injustice in the information professions. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s. l.], v. 72, n. 10, p. 1306-1318, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.24479. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.24479

PEGUES, Conrad R. Engendering social justice in first year information literacy classes. Communications in Information Literacy, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 193-202, 2018. DOI 10.15760/comminfolit.2018.12.2.8 DOI: https://doi.org/10.15760/comminfolit.2018.12.2.8

ROY, Loriene. Advancing an indigenous ecology within LIS Education. Library Trends, Champaign, v. 64, n. 2, p. 384-414, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0045

SANDY, Heather Moulaison; BRENDLER, Beth M.; KOHN, Karen. Intersectionality in LGBT fiction: a comparison of a traditional library vendor and a nontraditional eBook platform. Journal of Documentation, [s. l.], v. 73, n. 3, p. 432-450, 2017. DOI: https://doi.org/10.1108/JD-07-2016-0092 DOI: https://doi.org/10.1108/JD-07-2016-0092

SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologies of the South: justice against epistemicide. [New York]: Routledge, 2016.

SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; GARCEZ, Dirnéle Carneiro; SILVA, Rubens Alves da. Conhecimento das margens: da injustiça epistêmica à valorização do conhecimento negro em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 1-19, 2022.

SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; SILVA, Rubens Alves da. Da ausência à evidência: notas teórico-críticas sobre o princípio da ausência, epistemicídio e reparação epistêmica em bibliotecas e biblioteconomia. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 13, n. 1, p. 47-72, jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p47-72

ŠIMUNIĆ, Zrinka; TANACKOVIĆ, Sanjica Faletar; BADURINA, Boris. Library services for incarcerated persons: a survey of recent trends and challenges in prison libraries in Croatia. Journal of Librarianship and Information Science, London, v. 48, n. 1, p. 72-89, Mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0961000614538481 DOI: https://doi.org/10.1177/0961000614538481

TELLO, Felipe Meneses. Library services for vulnerable groups: the view in IFLA and other associations guidelines. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 18, n. 1, 2008.

VINCENT, John. Why do we need to bother? public library services for LGBTQI people. Library Trends, Champaign, v. 64, n. 2, p. 285-298, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0050

WATSON, Brian M. “There was Sex but no Sexuality:” critical cataloging and the classification of asexuality in LCSH. Cataloging & Classification Quaterly, [s. l.], v. 58, n. 6, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/01639374.2020.1796876. DOI: https://doi.org/10.1080/01639374.2020.1796876

ZETTERVALL, Sara. Through a distant lens: visions of native Hawaiians in children’s picture books. Progressive Librarian, New York, n. 40, p. 109-124, 2012.

Publicado

22/09/2023

Como citar

Carneiro Garcês da Silva, F., Carneiro Garcez, D., de Melo Vieira, G., Rufino Fevrier, P., & Meneses Alves, A. P. (2023). Bibliografia sobre Justiça Social: fontes sobre o tema em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Ciência Da Informação, 52(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v52i1.6094

Edição

Seção

Dossiê Internacional Bibliografia e Justiça Social

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.