Uma abordagem alternativa para o tratamento e a recuperação de informação textual : os sintagmas nominais

Autores

  • Hélio Kuramoto IBICT

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i2.655

Palavras-chave:

Sintagmas nominais, Indexação automática, Sistemas de recuperação de informação

Resumo

O presente trabalho propõe uma abordagem alternativa de tratamento e recuperação de informação, onde os sintagmas nominais desempenham o principal papel. Trata-se da construção de um protótipo, de sistema de recuperação de informação capaz de navegar uma estrutura em árvore de sintagmas nominais. Para exploração deste protótipo, foi utilizada uma amostragem de 15 artigos em língua portuguesa, de onde foram extraídos os sintagmas nominais. O processo de extração foi manual, simulando um processo automatizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Hélio Kuramoto, IBICT

Funcionário do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) atualmente em tese de doutoramento pela Université Lumière Lyon 2, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Membro associado do Centre d’Études et de Recherches en Sciences de l’Information (CERSI) de l’École Nationale Superiéure des Sciences de l’Information e des Bibliothèques (ENSSIB)

Downloads

Como citar

Kuramoto, H. (1996). Uma abordagem alternativa para o tratamento e a recuperação de informação textual : os sintagmas nominais. Ciência Da Informação, 25(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i2.655

Edição

Seção

Artigos