Natura cosméticos: quando é virtuoso ser virtual

Autores

  • Yara Rezende

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v26i2.701

Palavras-chave:

Biblioteca virtual, Empresas, Sistema referencial de informação

Resumo

Descreve a filosofia, o histórico de implantação e as funções da biblioteca virtual da Natura Cosméticos S.A., considerado o primeiro sistema virtual de informações em empresa do Brasil. Devido ao vertiginoso crescimento da empresa acompanhado do início de sua atuação no mercado internacional, buscou-se a definição de uma estrutura de sustentação informativa que auxiliasse no aprimoramento dos produtos e processos e trouxesse informação sobre o que de mais moderno e inovador estivesse acontecendo na cosmética mundial. Além disso, buscava-se uma metodologia que também organizasse, sistematizasse e disponibilizasse a informação com rapidez e critérios seletivos de pertinência e relevância. Acreditava-se ser ineficaz a repetição do velho paradigma da biblioteca interna em um cenário de globalização de mercados onde o acesso à informação não deveria estar limitado à informação que pudesse ser armazenada em uma sala de biblioteca. Mais importante do que ter a informação seria saber onde encontrá-la de maneira rápida e eficaz, porque guardar não significa dispor quando se necessita e guardar tem um custo geralmente subestimado quando da criação de sistemas que pretendam ser efetivos quanto à prospecção e difusão de informações. O foco de atuação do Centro de Informações Bibliográficas da Natura é o acesso externo à informação em detrimento do acervo interno de informação. Descreve as características, produtos e atividades desse sistema virtual de informações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yara Rezende
    Supervisora de Informações da Natura Cosméticos S.A. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação USP/ECA

Downloads

Edição

Seção

Relato de Experiência