Diretrizes para alinhamento dos processos de avaliação da Fundação Oswaldo Cruz às práticas de Ciência Aberta
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i2.7198Palavras-chave:
avaliação da ciência, acesso aberto, ciência abertaResumo
A ciência aberta (CA) abarca uma série de iniciativas e práticas que procuram trazer mais eficiência para todo o processo, melhorando a qualidade, a reprodutibilidade, a confiabilidade e o impacto da ciência não só no campo científico, mas na sociedade em geral. Para a plena adoção de tais práticas, são necessários ajustes nos processos de avaliação da ciência, nos sistemas de reconhecimento e recompensa. Este estudo teve como objetivo propor diretrizes que visem alinhar o sistema de avaliação de uma instituição de pesquisa na área da saúde às tendências da CA visando à implementação efetiva de práticas de CA. É uma pesquisa de natureza exploratória/descritiva e foi utilizada a estratégia de estudo de caso, tendo como campo empírico a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Como resultado, foi possível a construção de diretrizes que objetivam o alinhamento entre as políticas institucionais e suas práticas.
Downloads
Referências
CABELLO VALDES, C., ESPOSITO, F., KAUNISMAA, E., MAAS, K., MCALLISTER, D., METCALFE, J., O’CARROLl, C., RENTIER, B., VANDEVELDE, K., EUROPEAN COMMISSION, & DIRECTORATE-GENERAL FOR RESEARCH AND INNOVATION. (2017). Evaluation of research careers fully acknowledging Open Science practices: Rewards, incentives and/or recognition for researchers practicing Open Science. Disponível em: http://dx.publications.europa.eu/10.2777/75255. Acesso em: 31 jun. 2024.
CHAN, L. (2019). Contextualizing openness: Situating open Science. University of Ottawa Press, IDRC. ISBN 780776626666.
COMISSÃO EXECUTIVA GT-PNCA. (2016). Segundo Relatório da Comissão Executiva do Grupo de Trabalho para a Política Nacional de Ciência Aberta. Disponível em: https://www.ciencia-aberta.pt/_files/ugd/a8bd7c_3274046fc8ce42c78db2ec1707c0a0fd.pdf. Acesso em: 31 jun. 2024.
CURRY, S., DE RIJCKE, S., HATCH, A., PILLAY, D. (Gansen), VAN DER WEIJDEN, I., & WILSDON, J. (2022). The changing role of funders in responsible research assessment: Progress, obstacles and the way ahead (RoRI Working Paper No.3) [Report]. Research on Research Institute. Disponível em: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.13227914.v2. Acesso em: 29 jul. 2024.
EUROPEAN COMMISSION, Directorate-General for Research and Innovation. (2010). Assessing Europe’s university-based research: Expert group on assessment of university-based research. Publications Office of the European Union. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2777/80193. Acesso em: 05 ago 2024.
DAVYT, A., & VELHO, L. (2000). A avaliação da ciência e a revisão por pares: Passado e presente. Como será o futuro? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 7. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-59702000000200005. Acesso em: 05 ago 2024.
EUROPEAN COMMISSION. Directorate General for Research and Innovation. (2017). Evaluation of research careers fully acknowledging Open Science practices: Rewards, incentives and/or recognition for researchers practicing Open Science. Publications Office. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2777/75255. Acesso em: 31 jul 2024.
EUROPEAN COMMISSION. (2021). Towards a reform of the research assessment system: Scoping report. Publications Office of the European Union. Disponivel em: https://data.europa.eu/doi/10.2777/707440. Acesso em: 29 jul 2024.
FUENTE, G. B. de la. ([s.d.]). What is Open Science? Introduction. FOSTER. Disponível em: https://www.fosteropenscience.eu/content/what-open-science-introduction. Acesso em: 25 jun. 2020.
FUNDAÇÃO Oswaldo Cruz. (2020). RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2019. Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/20200826_rg201 9_atualizado_com_correcoes_finais.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024.
GINGRAS, Y. (2016). Bibliometrics and Research Evaluation: Uses and Abuses. The MIT Press. Disponível em: https://pt.pt1lib.org/book/14268770/d0dded. Acesso em: 05 ago. 2024.
GONZÁLEZ DE GOMEZ, M. N. (2014). Da questão da validade ao julgamento de valor: Mediação informacional da avaliação científica. ALÉM DAS NUVENS: EXPANDINDO AS FRONTEIRAS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. XV ENANCIB 2014, Belo Horizonte, MG.
LAHTI, L., DA SILVA, F., LAINE, M., LÄHTEENOJA, V., & TOLONEN, M. (2017). Alchemy & algorithms: Perspectives on the philosophy and history of open science. Research Ideas and Outcomes, 3, e13593, may. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3897/rio.3.e13593. Acesso em: 11 mai. 2020.
MARANHÃO, A. (2022). Diretrizes para alinhamento dos processos de avaliação da Fundação Oswaldo Cruz às práticas de ciência aberta. 321 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/10316/114271. Acesso em: 09 ago. 2024.
MOED, H., HALEVI, G. (2015). Multidimensional assessment of scholarly research impact. Journal of the Association for Information Science and Technology, 66(10), 1988–2002. Disponível em: https://doi.org/10.1002/asi.23314. Acesso em: 05 ago. 2024.
MOED, H., PLUME, A. (2011). The multi-dimensional research assessment matrix. Research Trends, v.1, n.23. Disponível em: https://www.researchtrends.com/researchtrends/vol1/iss23/3. Acesso em: 30 jul. 2024.
MOHER, D., BOUTER, L., KLEINERT, S., GLASZIOU, P., SHAM, M. H., BARBOUR, V., CORIAT, A.- M., FOEGER, N., & Dirnagl, U. (2020). The Hong Kong Principles for assessing researchers: Fostering research integrity. PLOS Biology, 18(7), e3000737. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000737. Acesso em: 05 ago. 2024.
PIWOWAR, H. (2013). Value all research products. Nature, 493(7431), 159–159. Disponível em: https://doi.org/10.1038/493159a. Acesso em: 30 jul. 2024.
RIJCKE, S. de, WOUTERS, P. F., RUSHFORTH, A. D., Franssen, T. P., & Hammarfelt, B. (2016). Evaluation practices and effects of indicator use—A literature review. Research Evaluation, 25(2), 161–169. https://doi.org/10.1093/reseval/rvv038
SANTOS, P., FURNIEL, A. C. da M., SILVA, R. M. da, GUANAES, P. C. V., NETO, M. B., LIMA, U. T., & LIMA, N. T. (2014). Política de Acesso Aberto ao Conhecimento: Análise da experiência da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 8(2), Art. 2. Disponível em: https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.633. Acesso em: 05 ago. 2024.
SGUISSARDI, V. ([s.d.]). Produtivismo Acadêmico. Em GestradoTrabalho, Profissão e Condição Docente. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/produtivismo-academico/ . Acesso em: 05 ago. 2024.
WILSDON, J. (2015). The Metric Tide. Disponível em: https://responsiblemetrics.org/wpcontent/uploads/2019/02/2015_metrictide.pdf. Acesso em: 05 ago. 2024
ZUCKERMAN, H.; MERTON, R. K. (1971). Patterns of Evaluation in Science: Institutionalisation, Structure and Functions of the Referee System. Minerva, 9(1), 66–100.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Maranhão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.