Tornando a Ciência mais Inclusiva

desenvolvimento e aplicação de um template de artigo científico acessível para todos lerem

Autores

  • Lúcia da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Aparecida Gulka Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enrique Muriel-Torrado Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7281

Palavras-chave:

inclusao, acessibilidade da informacao, politica editorial

Resumo

A acessibilidade em artigos científicos é imprescindível para garantir um acesso equitativo e compreensível para todas as pessoas. Nesta proposta apresenta-se um template acessível desenvolvido no Portal de Periódicos UFSC, que segue padrões internacionais e nacionais, incluindo diretrizes para melhorar a acessibilidade para pessoas com cegueira ou baixa visão ou para todos que fazem uso de software leitor de tela. O template inclui indicações sobre formato de texto, elaboração de tabelas e quadros, descrição de ilustrações, entre outros. Enfatiza a importância de não penalizar os autores que buscam cumprir esses padrões, mas ajustar os processos editoriais para garantir a acessibilidade sem distinções. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Nota Técnica nº 21/2012/MEC/SECADI/DPEE, de 10 de abril de 2012. Orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível – Mecdaisy. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10538-nota-tecnica-21-mecdaisy-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 jul. 2024.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Procedimentos para descrição de figuras em texto impresso visando a acessibilidade para pessoas cegas: um estudo a partir de um livro de educação física adaptada. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 5., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2009. p. 132-144.

FIORINI, M. L.; MANZINI, E. J. Procedimentos para descrição de figuras em texto impresso visando à acessibilidade para pessoas cegas: um estudo a partir de um livro de educação física adaptada. Revista Educação em Questão, Natal, v. 38, n. 24, p. 164-183, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4031. Acesso em: 13 jul. 2024.

PEREIRA, C. A.; RODRIGUES, J. C.; SOUZA, S. C. de. Acessibilidade. Florianópolis, 2018. Slides de palestra apresentada no VI Ciclo de Debates Periódicos UFSC. Disponível em: https://pt.slideshare.net/portal_ufsc/acessibilidade-97427361. Acesso em: 13 jul. 2014.

RODRIGUES, J. C.; SOUZA, S. C. de. Como pensar a acessibilidade em artigos de periódicos: tendências em design universal para pessoas com deficiência visual. In: SILVEIRA, L. da; SILVA, F. C. C. da. (ed.). Gestão Editorial de Periódicos Científicos: tendências e boas práticas. Florianópolis: BU Publicações, 2020. p. 105–126.

Downloads

Publicado

30/10/2024