Um instrumento de macropolítica de informação. Concepção de um sistema de inteligência de negócios para gestão de investimentos de engenharia

Autores

  • Ana Valéria Medeiros Wanderley Petrobrás

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.849

Palavras-chave:

Inteligência de negócios, Inteligência competitiva, Inteligência empresarial, Gestão de investimentos de engenharia

Resumo

Em uma economia cada vez mais globalizada, a obtenção de informação sobre o mercado no qual uma empresa atua e sobre as estratégias mercadológicas de seus concorrentes é condição fundamental para a obtenção de vantagem competitiva. Inteligência de negócios é uma disciplina que surge a partir desta necessidade permitindo a monitoração permanente do ambiente de atuação da empresa, mediante coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, parceiros, fornecedores e demais atores, visando à diminuição de riscos na tomada de decisão, a partir do desenvolvimento de uma base de conhecimento sobre o negócio. Este trabalho apresenta uma concepção para um sistema de inteligência de negócios para a atividade de gestão de investimentos de engenharia na indústria de petróleo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Valéria Medeiros Wanderley, Petrobrás
    Engenheira da Petrobrás. Pós-Graduação em Inteligência Competitiva pela UFRJ. DEA em Information Scientifique et Technique pela Université Aix-Marseille - Centre de Recherches Retrospective de Marseille - CRRM Marselha-França.

Downloads

Publicado

19/08/2013

Edição

Seção

Artigos