A busca da informação por parte de entidades representativas

Autores

  • Dulce Maria Baptista

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i2.920

Palavras-chave:

Formação de opinião, Fontes de informação, Entidades representativas, Gerência da informação

Resumo

Pesquisa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. A amostra estudada compôs-se de nove entidades voltadas à representação das seguintes categorias e setores da sociedade: indústria, setor bancário, educação, trabalhadores, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse

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Biografia do Autor

  • Dulce Maria Baptista
    Formada em letras pela PUC/Rio e em biblioteconomia pela UnB. Mestre em educação e doutora em ciência da informação pela UnB.

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Artigos