Estudos de usuários:o padrão que une três abordagens

Autores

  • Isa Maria Freire
  • Bruno Macedo Nathanhson
  • Carla Tavares
  • Carmelita do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i3.953

Palavras-chave:

Estudos de usuários, Educação ambiental, Internet, Hipertexto, Pesquisa participante

Resumo

Trata-se de três projetos de pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCI/IBICT/UFRJ. O primeiro visa a um estudo de usuários com base em uma experiência de interatividade na rede Internet, tendo como objeto de estudo o informativo www.clippirata.com.br. O segundo aposta no papel da informação para a educação ambiental. Para tanto, objetiva demonstrar como oficinas de reciclagem artesanal de papel podem funcionar como agregados de informação para a produção do conhecimento. O último projeto tem como objetivo a construção de um instrumento digital sobre informação cultural com base na estrutura do hipertexto. A responsabilidade social da ciência da informação é a base conceitual que une as três abordagens. O fator comum aos três projetos é a participação dos usuários de informação no desenvolvimento de cada um deles, um pressuposto básico da metodologia participante adotada nas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Isa Maria Freire

Doutora em Ciência da Informação, Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Convênio CNPq/IBICT – UFRJ/ECO

Bruno Macedo Nathanhson

Mestrando em Ciência da Informação.Convênio CNPq/IBICT - UFRJ/ECO

Carla Tavares

Mestranda em Ciência da Informação. Convênio CNPq/IBICT - UFRJ/ECO

Carmelita do Espírito Santo

Mestranda em Ciência da Informação. Convênio CNPq/IBICT - UFRJ/ECO

Downloads

Como citar

Freire, I. M., Nathanhson, B. M., Tavares, C., & Santo, C. do E. (2003). Estudos de usuários:o padrão que une três abordagens. Ciência Da Informação, 31(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i3.953

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>