Modelo teórico-aplicativo de alfabetização informacional em cursos a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i1.4460

Palavras-chave:

Alfabetização informacional, Educação a distância, Modelo Educativo

Resumo

Apresentam-se os resultados de pesquisa cujo objetivo foi desenvolver um modelo teórico-aplicativo de alfabetização informacional (Alfin) para a educação superior, na modalidade educação a distância (EAD). As etapas da pesquisa incluíram primeiramente um levantamento dos principais modelos internacionais e um estudo de usuário, de caráter exploratório, destinado a conhecer as necessidades informacionais dos estudantes no que se refere à informação científica. As análises serviram como referência para a elaboração de um curso de caráter introdutório, ofertado através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A avaliação da experiência foi de abordagem quali-quantitativa, sendo os dados quantitativos analisados por meio da técnica de Análise de Aglomerados ou Cluster Analisys (LOESCH e HOELTGEBAUM, 2012). Já os dados qualitativos foram analisados segundo a perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2000). As análises evidenciam a necessidade de a universidade articular as potencialidades interativas e dialógicas das tecnologias digitais às estratégias pedagógicas utilizadas para a formação de estudantes universitários no tocante às competências em informação. As contribuições da prática formativa elaborada e implementada com parte do modelo foram percebidas pelos participantes como importantes para o seu processo de aprendizagem. Os ingressantes na universidade através da EAD necessitam de conhecimentos que abordem as habilidades básicas no que se refere à utilização das tecnologias que mediarão o processo de aprendizagem no AVA, assim como devem ser apresentados às potencialidades dos recursos informacionais on-line, disponíveis para a realização de pesquisas por informações científicas relevantes.

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Biografia do autor

Pablo Boaventura Sales Paixão, Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Socorro. http://www.ifs.edu.br/socorro

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Complutense de Madri (UCM) – Madri - Espanha. Relações Públicas e Coordenador de Pesquisa e Extensão do câmpus Socorro do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Aracaju, SE - Brasil. Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – SE – Brasil.

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes (UNIT) https://ppg.unit.br/pped

Pós-Doutorado pela Universidade de Aveiro (UA) - Portugal. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) - SP - Brasil. Professor da Universidade Tiradentes (UNIT) - Aracaju, SE - Brasil.

Aurora Cuevas Cerveró, Universidade Complutense de Madri (UCM) https://documentacion.ucm.es/

Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Doutora em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Professora da Universidade Complutense de Madri (UCM) – Madri - Espanha.

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Publicado

03/05/2019

Como citar

Paixão, P. B. S., Linhares, R. N., & Cuevas Cerveró, A. (2019). Modelo teórico-aplicativo de alfabetização informacional em cursos a distância. Ciência Da Informação, 48(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i1.4460

Edição

Seção

Relato de Experiência

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