A inclusão social e digital de pessoas com limitação visual e o uso das tecnologias de informação e de comunicação na produção de páginas para a Internet

Autores

  • Lizandra Brasil Estabel PGIE/UFRGS
  • Eliane Lourdes da Silva Moro FABICO/UFRGS
  • Lucila Maria Costi Santarosa NIEE/FACED/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v35i1.1156

Palavras-chave:

Informática na Educação Especial, Tecnologias de Informação e de Comunicação, Inclusão Social e Digital.

Resumo

Este trabalho relata a atividade do acesso e do uso das tecnologias de informação e de comunicação (TICs), tendo como sujeito uma pessoa com necessidades educacionais especiais (PNEE) na produção de páginas para a Internet.
A atividade permitiu a observação das barreiras e dificuldades enfrentadas e superadas, mediante o uso de ambiente de aprendizagem mediado por computador (AAMC). Foram utilizadas várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, resultando em uma postura de compartilhamento no qual cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. O artigo aponta que, com a educação e o uso das TICs, é possível promover a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual.

Palavras-chave
Informática na educação especial. Tecnologias de informação e de comunicação. Inclusão social e digital.

Social and digital inclusion of people with visual impairment and the use of information and communication technologies in the creation of Internet pages

Abstract

This work reports the activity of Information and Communication Technologies (ICTs) access and use having as subject a Person with Special Education Needs (PSENs) in the production of Internet pages.
That activity has enabled the observation of obstacles and difficulties both faced and overcome through the use of an Environment of Learning Mediated by Computer (ELMC). A number of alternatives and communication modes as well as appropriate technologies have been used in order to work the proposed activity out. It has brought about a posture of sharing, through which each person has a lot to cooperate and to donate in a search for a collective construction and overcome limitations, whether physical or technological. The article points out that through education and ICT usage the social and digital inclusion of PSENs with visual impairment is possible.

Keywords
Informatics in special education. Information and communication technologies. Social and digital inclusion.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lizandra Brasil Estabel, PGIE/UFRGS
    Doutoranda em Informática na Educação - PGIE/UFRGS Especialista em Informática na Educação - PGIE/UFRGS Bacharel em Biblioteconomia - FABICO/UFRGS Membro do Núcleo de Informática na Educação Especial - NIEE/UFRGS Formadora do Programa Nacional de Informática na Educação Especial - MEC LIZANDRA BRASIL ESTABEL Endereço (residencial): Rua Liberal, 3375 -Bairro: Camaquã - Porto Alegre/RS CEP: 91920-682 Fone: (51) 3249 4943
  • Eliane Lourdes da Silva Moro, FABICO/UFRGS
    Mestranda em Educação - PPGEdu/UFRGS Especialista em Informática na Educação - PGIE/UFRGS Bacharel em Biblioteconomia - FABICO/UFRGS Professora do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS ELIANE LOURDES DA SILVA MORO ENDEREÇO (residencial):.Av. Nilo Ruschel, nº 798 - Bairro: Alto Petrópolis - Porto Alegre/RS CEP: 91260-220 FONE:(51) 3387 1694
  • Lucila Maria Costi Santarosa, NIEE/FACED/UFRGS
    Professora Doutora do PPGEDU e do PGIE/UFRGS Pesquisadora IA do Cnpq e Consultora da SEESP/MEC Coordenadora Nacional da Rede Iberoamaricana de Informática na Educação - RIBIE Coordenadora de Pesquisa do NIEE-UFRGS LUCILA MARIA COSTI SANTAROSA Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação- UFRGS Av. Paulo Gama, 110 - Prédio 12105 - sala 327 - 3° andar CEP:90040-060 - Porto Alegre - RS FONE:(51) 3316 3269

Downloads

Publicado

22/08/2006

Edição

Seção

Relato de Experiência