Conhecimento como recurso estratégico empresarial
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i2.495Palavras-chave:
Recursos informacionais. Inteligência competitiva.Resumo
As transformações ambientais (políticas, econômicas, sociais e tecnológicas), associadas ao crescimento da competição de mercado e à demanda de qualidade por pane da clientela, levam as organizações contemporâneas a valorizarem a informação, conhecimento e inteligência como recursos estratégicos dos mais valiosos. Outra conseqüência de tais transformações tem sido a percepção da preservação e desenvolvimento do conhecimento específico da organização, em todos os setores e níveis hierárquicos, seja esse saber codificado sob forma de dados, documentos, informações e sistemas, ou seja ele personalizado sob forma de know-kow do especialista. Então, organizações fazem o melhor que podem para desenvolver seu conhecimento (através da educação, treinamento e comunicação), registrar o mesmo (por meio da tecnologia e sistemas de informação com níveis diferentes de valor agregado) e integrar o uso estratégico sob uma administração de recursos de informação unificada. Sob essa perspectiva, as organizações brasileiras devem agora avaliar o suporte de informação disponível para seus administradores e especialistas/engenheiros caso queiram ter lugar no próximo milênio.
Palavras-chave
Recursos informacionais. Inteligência competitiva.
Knowledge as a strategic resource for companies
Abstract
Environmental changes in the economic, political, social and technological scenes, associated to the growing market competition and to the higher demand for quality from the clients, led contemporary organizations to appreciate information, knowledge and intelligence as their most valuable strategic resources. Another consequence of such transformations have been the perception of preservation and development of organization's specific knowledge as important managerial roles, be that knowledge coded as data, document, information, system, or else, personalized as the expert's know-how or integrated as the firm's competitive intelligence. Thus, organizations do their best to develop this knowledge (through education, training and communication), record it (via information technology and systems with distint levels of added value) and integrate the strategic use of its different foras under a unified information resources management. Under this perspective, Brazilian organizations must now evaluate the information support available to their managers and specialists /engineers if they should have a place in the next millennium.
Keywords
Information resources. Competitive intelligence.
Downloads
Downloads
Como citar
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.