Chamada de artigos do dossiê "Guerras Culturais: Informação, Política e Disputas Simbólicas" - prazo prorrogado

15/06/2023

Título do Dossiê: Guerras Culturais: Informação, Política e Disputas Simbólicas

Coordenadores:

  • Marco Antônio de Almeida (Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ ECA-USP)
  • Giulia Crippa (Professora do Departamento de Bens Culturais da Universidade de Bolonha)

Este número da Liinc em Revista contempla reflexões em torno das chamadas “guerras culturais” – processos de disputas em torno da construção de ideologias e visões de mundo em nossas sociedades, abrangendo aspectos da cultura “tradicional” (impressa, oral e performativa) e da cultura digital, bem como as complexas interrelações e hibridizações entre ambas.

A dominação de determinados setores, grupos ou classes sociais não se sustenta, exclusivamente, pelos poderes econômico, político, e, no limite, físico. Essa dominação também se apoia, recordando Raymond Williams, na “cultura do vivido” - aquele conjunto de hábitos, experiências, modos de ver, incessantemente produzido no decorrer de todas as etapas da vida das pessoas, da infância à velhice. O que as pessoas pensam e sentem é, em grande parte, reprodução de uma ordem social profundamente introjetada – que, muitas vezes, nem é percebida plenamente, mesmo quando buscam construir uma oposição à ordem vigente. A construção dessa compreensão “legítima” do mundo é um processo que envolve pressões, disputas, tomadas de posição – um conjunto de lutas culturais, que se desenrolaram e ainda o fazem, em arenas diversas: das escolas aos meios de comunicação, dos púlpitos religiosos às assembleias sindicais, dos fóruns políticos às organizações da sociedade civil. Mais recentemente, as facilidades proporcionadas pelas tecnologias digitais e pelas redes sociotécnicas incentivaram a produção e a circulação de conteúdos diversificados, que apesar de todos os filtros tecnológicos e ideológicos, configuram a internet como a arena e o objeto de disputa mais visível da guerra cultural contemporânea.

A constituição histórica desse processo, bem como seus desdobramentos mais recentes – subsumidos em conceitos como os de ideologia, imaginário, representação social, entre outros – demandou constante interesse das Ciências Sociais, da História, da Filosofia, da Linguística. Partindo de um olhar interdisciplinar e das recentes abordagens no campo informacional – como os estudos decoloniais, as pautas identitárias, o combate às fake news –, acreditamos que tal debate pode aprimorar decisivamente as reflexões no âmbito da Ciência da Informação.

Desse modo, a Liinc em Revista abre uma chamada para artigos sobre tal temática, que podem contemplar, entre outros, os seguintes tópicos:

  • Bibliotecas e seus acervos: renovação, disputas e censura
  • Museus, patrimônios dissonantes e decoloniais
  • Políticas culturais, crítica e disputas estéticas
  • Perspectivas decoloniais e identitárias na organização do conhecimento
  • Informação, Educação e Conhecimento: representações sociais e ideologias
  • User experience design e user interaction: teorias e práticas para as instituições culturais
  • Mediação cultural e da informação: agentes, espaços e circuitos em disputa
  • Informação, desinformação e circulação de fake news
  • Tecnologias, poder e diversidade na dinâmica cultural dos algoritmos

Palavras-chave: Guerras Culturais; Apropriação da Informação; Organização do Conhecimento; Política; Ideologia; Representações Sociais.

Prazo para envio de manuscritos: 31/08/2023 (PRAZO PRORROGADO).

Diretrizes a autores/as e mais informações: https://revista.ibict.br/liinc/about/submissions