Chamada de artigos do dossiê "Metrias críticas: representatividade, acesso e democratização dos dados" - Prazo 30/04 /2024

09/04/2024

Este número da Liinc em Revista contempla a discussão política dos estudos métricos da informação em seu papel estratégico para a representatividade e o acesso aberto democrático aos dados. Abrange também o debate sobre a produção de uma esfera pública mediada pela discursividade constituída sobre a camada numeratizada das máquinas em rede, sob o controle das big tech, que ameaçam os lentos avanços do processo democrático.

A problematização central está no papel das metrias que pautam processos avaliativos e servem como forma de alimentar a automatização da condução da sociedade pelo grande capital em ambiente digital. Isto se dá em grande medida devido à vulnerabilidade informacional do Sul Global diante das ferramentas de rotulação e validação das potências mundiais, bem como do saque e da revenda de dados pessoais ou mesmo do neocolonialismo de dados presente sob o disfarce de ações mundiais de cooperação e abertura.

As métricas, suas teorias e seus métodos, estão na raiz e na superfície deste debate.

Em outras palavras, a compreensão crítica das dimensões políticas, jurídicas e sociais do impacto: de uma ciência cada vez mais registrada em ambientes não democraticamente acessíveis e auditáveis, das redes digitais com toda sua presença e interferência na vida contemporânea, e do entendimento das métricas como princípio de controle hegemônico do capital, necessitam ser objeto de análise e perscrutação quanto ao seu potencial como práxis contra hegemônica de transformação desta mesma realidade. Porque a ciência e as democracias seguem em risco e estão entrecortadas, na atualidade, pela aplicação e pelo domínio de ferramentas analíticas de plataformas multinacionais privadas de coleta e de controle de dados, que utilizam antigas e novas metodologias bibliométricas, cientométricas, e altmétricas, para ampliar exponencialmente seu poder. Por outro lado, já há movimentos que reivindicam plataformas digitais nacionais, públicas e democráticas como condição essencial para a manutenção das soberanias nacionais e o fortalecimento da cidadania.

Por essas razões, o oceano de dígitos que vai: da invisibilidade da produção acadêmica do Sul Global ao desinvestimento em pesquisa de doenças negligenciadas; do racismo algorítmico às fazendas de cliques de epistemicídio; do uso das métricas para fins contra-coloniais e reuso para denúncia e formação da autonomia dos povos, abre caminhos para agendas praxiológicas de resistência e de ativismo sociocientífico.

A perspectiva do Dossiê é estabelecer uma arena pública para o encontro de novas problematizações e resultados de pesquisas científicas em metrias críticas, bem como de experiências de práxis métricas que procuram pensar dialeticamente as teorias e os métodos bibliométricos no universo de dados sobre dados garimpados a cada segundo para alienação de economias locais, saberes plurais, diversidade de linguagens e de vivências.

Neste contexto, a Liinc abre uma chamada para artigos sobre tal temática, que podem contemplar, entre outros, os seguintes tópicos:

  • Metrias Críticas da Informação;
  • Estudos Métricos e Invisibilidade Acadêmica;
  • Altmetrias e Democratização de Indicadores;
  • Cibermetrias e Tecnolopolítica em Ambiente Digital;
  • Cientometria, Verdade Científica e Negacionismo;
  • Webometria, Folksonomia e Comunidades;
  • Data Science e Ativismo Digital;
  • Metrias Críticas da Informação;
  • Métricas Responsáveis e Invisibilidade Acadêmica;
  • Altmetrias e Democratização de Indicadores;
  • Cibermetrias e Tecnolopolítica em Ambiente Digital;
  • Cientometria, Verdade Científica e Negacionismo;
  • Webometria, Folksonomia e Comunidades;
  • Data Science e Ativismo Digital;
  • Semantometria (Semantometrics) e Multilinguismo;
  • Indicadores de Diversidade, Equidade e Inclusão na Ciência.

Coordenadores:

  • Dr. Fabio Gouveia (Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do acordo de cooperação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGCI IBICT UFRJ)
  • Dr. Ronaldo Ferreira Araújo (Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas – PPGCI UFAL e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais – PPGGOC UFMG. Pesquisador Visitante no Centre for Science and Technology Studies – CWTS, Leiden University, Netherlands

Para mais informações, consulte as diretrizes para autores em: https://revista.ibict.br/liinc/about/submissions