CHAMADA ABERTA: Transição Socioecológica e Justiça Climática: Encruzilhadas da COP30 na Amazônia
Prazo para submissão: 31/03/2026
A Liinc em Revista convida autoras e autores a submeterem artigos para o dossiê temático “Transição Socioecológica e Justiça Climática: Encruzilhadas da COP30 na Amazônia”, com previsão de publicação em maio/junho de 2026.
O dossiê será organizado por Liz Rejane Issberner, Philippe Léna e Felipe Milanez e tem como propósito refletir criticamente sobre os desdobramentos da COP30, realizada em Belém, em novembro de 2025, e suas implicações para os debates contemporâneos sobre justiça climática, sustentabilidade e alternativas ao paradigma do desenvolvimento.
Itens possíveis de abordagem / Temas específicos
O dossiê acolhe contribuições teóricas, empíricas e interdisciplinares que dialoguem com os desafios da transição socioecológica e da justiça climática a partir de múltiplas perspectivas.
Serão bem-vindas também entrevistas, relatos de experiência, produções artísticas, poéticas, visuais e outras formas de expressão que contribuam para ampliar o debate e a sensibilidade sobre os impactos e caminhos possíveis diante da crise climática, especialmente no contexto amazônico. São especialmente bem-vindas análises críticas, comparativas ou situadas em experiências locais, regionais e globais, que problematizem as encruzilhadas políticas, epistêmicas e civilizatórias da COP30 na Amazônia.
As submissões podem abordar, entre outros, os seguintes eixos temáticos:
1. Transição socioecológica e energética justa
2. Governança climática, multilateralismo e financiamento
3. Resistências e reexistências frente à crise climática
4. Justiça climática, direitos dos povos e epistemologias do Sul
5. Amazônia, geopolítica e soberania
6. Políticas públicas, regimes corporativos e falsas soluções
7. Alternativas ao paradigma do desenvolvimento
8. COP30 como encruzilhada histórica
10. Informação, dados e poder na crise climática