Notícias

  • CHAMADA ABERTA: Transição Socioecológica e Justiça Climática: Encruzilhadas da COP30 na Amazônia

    22/01/2026

    Prazo para submissão: 31/03/2026

    A Liinc em Revista convida autoras e autores a submeterem artigos para o dossiê temático “Transição Socioecológica e Justiça Climática: Encruzilhadas da COP30 na Amazônia”, com previsão de publicação em maio/junho de 2026.


    O dossiê será organizado por Liz Rejane Issberner, Philippe Léna e Felipe Milanez e tem como propósito refletir criticamente sobre os desdobramentos da COP30, realizada em Belém, em novembro de 2025, e suas implicações para os debates contemporâneos sobre justiça climática, sustentabilidade e alternativas ao paradigma do desenvolvimento.

    Itens possíveis de abordagem / Temas específicos
    O dossiê acolhe contribuições teóricas, empíricas e interdisciplinares que dialoguem com os desafios da transição socioecológica e da justiça climática a partir de múltiplas perspectivas. 

    Serão bem-vindas também entrevistas, relatos de experiência, produções artísticas, poéticas, visuais e outras formas de expressão que contribuam para ampliar o debate e a sensibilidade sobre os impactos e caminhos possíveis diante da crise climática, especialmente no contexto amazônico. São especialmente bem-vindas análises críticas, comparativas ou situadas em experiências locais, regionais e globais, que problematizem as encruzilhadas políticas, epistêmicas e civilizatórias da COP30 na Amazônia.

    As submissões podem abordar, entre outros, os seguintes eixos temáticos:
    1. Transição socioecológica e energética justa
    2. Governança climática, multilateralismo e financiamento
    3. Resistências e reexistências frente à crise climática
    4. Justiça climática, direitos dos povos e epistemologias do Sul
    5. Amazônia, geopolítica e soberania
    6. Políticas públicas, regimes corporativos e falsas soluções
    7. Alternativas ao paradigma do desenvolvimento
    8. COP30 como encruzilhada histórica
    10. Informação, dados e poder na crise climática

    Saiba mais sobre CHAMADA ABERTA: Transição Socioecológica e Justiça Climática: Encruzilhadas da COP30 na Amazônia
  • Seção "Mais artigos" retorna em 2026

    07/10/2025

    A equipe editorial do LIINC Em Revista comunica a todos os autores e autoras que as submissões para a seção "Mais Artigos" está temporariamente desativada até o início de 2026.

    Esta medida tornou-se necessária devido ao grande volume de submissões recebidas nos últimos meses, que demonstra a crescente relevância e confiança da comunidade acadêmica em nosso periódico além da necessidade de realizar ajustes no fluxo editorial.

    As submissões para as demais seções da revista, como o Dossiê, Entrevistas e Resenhas, continuam abertas normalmente.

    Saiba mais sobre Seção "Mais artigos" retorna em 2026
  • LIINC - Submissão em fluxo contínuo

    12/05/2025
    A LIINC em Revista recebe artigos em fluxo contínuo com foco em agendas e temas emergentes nas formas e dinâmicas de produção, circulação e apropriação da informação e do conhecimento em sua relação com os processos de transformação social. Buscamos promover o diálogo interdisciplinar, fortalecendo as conexões e as interfaces da Ciência da Informação com outras áreas do conhecimento.
     
    Submeta seu manuscrito a qualquer momento na seção "Mais Artigos" ou em nossos dossiês temáticos lançados duas vezes ao ano.
     
    Equipe LIINC
    Saiba mais sobre LIINC - Submissão em fluxo contínuo
  • Chamada de artigos do dossiê "Segurança Cibernética - Integridade da Informação e Soberania Nacional: os casos do Brasil e da China"

    04/12/2024

    Este número especial tem o Apoio da FAPERJ.

    Chamada aberta entre 18/12/2024 e 24/02/2025

    Prazo para submissões prorrogado até 09/03/2025

    Coordenadores:

    Fábio Guedes Gomes

    Formado em Ciências Econômicas (UFPB, 1997). Mestrado em Economia Regional (UFPB,1999). Doutor em Administração (NPGA/UFBA, 2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. Professor de Economia da FEAC/UFAL (desde 2008). Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA/FEAC/UFAL) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL). Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Coordenador da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio de Governadores. Secretário Executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento Brasileiro (ICTP.Br).

    José Medeiros

    Professor titular e Diretor do Centro de Estudos de Brasil da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (Hangzhou, China); Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

    Marco Schneider

    Doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Pesquisador titular do Ibict. Professor associado da UFF. Bolsista CNPq e FAPERJ. Professor do PPGCI/IBICT-UFRJ e em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Pesquisador do PACC (UFRJ). Presidente do International Center for Information Ethics (ICIE). Coordenador do grupo de pesquisa Perfil-i.

    Chen Lan
     
    Doutora em Relações Internacionais (Universidade de Estudos Internacionais de Xangai). Professora Associada da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang e Vice-diretora do Instituto de Estudos Latino-Americanos na mesma Universidade. Suas linhas de pesquisa são: pensamentos políticos e culturais dos países latino-americanos, governança global e relações históricas e contemporâneas entre China e América Latina.
     

     

    A integridade da informação é uma expressão que tem sido empregada por entes estatais e interestatais, como a ONU, em contraponto à noção de desinformação. Pesquisadores, gestores públicos e diversos atores da sociedade civil organizada, que têm se dedicado nos últimos anos a diagnosticar, projetar e executar ações de combate à desinformação, têm recentemente promovido a integridade da informação como uma dessas frentes de ação.

    Saiba mais sobre Chamada de artigos do dossiê "Segurança Cibernética - Integridade da Informação e Soberania Nacional: os casos do Brasil e da China"