Transformações da aprendizagem na Sociedade da Informação
uma introdução
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.200Resumo
Apresentação.
Referências
BENAKOUCHE, T. Tecnologia é Sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. In: DIAS, L C e SILVEIRA, R L L(orgs.), Redes, Sociedades e Territórios. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2005, p. 79-106.
BIJKER, W. The Social Construction of Bakelite: Toward a Theory of Invention. In: BIJKER, W; UGHES, T e PINCH, T (eds.). The Social Construction of Technological Systems. New Directions in the Sociology and History of Technology. Cambridge, Mass., The MIT Press, 1987, p.159-187.
_________. The Social Construction of Fluorescent Lightnig, or How an Artifact Was Invented in Its Diffusion Stage. In: BIJKER, W e LAW, J (eds.). Shaping Technology/Building Society. Studies in Sociotechnical Change. Cambridge, Mass., The MIT Press, 1992, p.75-102.
_________. Of Bicycles, Bakelites, and Bulbs. Toward a Theory of Sociotechnical Change. Cambridge, Mass., The MIT Press, 1995.
DEMO, P. Questões para a Teleducação. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.
GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. São Paulo, Ed. UNESP, 1991.
_________, BECK, U. e LASH, S. Modernização Reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo, Ed. da UNESP, 1997.
GUTIERREZ, F e PRIETO, D. A Mediação Pedagógica. Educação à Distância Alternantiva. Campinas (SP), Papirus, 1994.
LIMA, L. O. Mutações em Educação segundo Mc Luhan. Petrópolis (RJ), Vozes, 1998, 22ª. edição (1ª . edição de 1971).
LOUREIRO, S M. Concepções de Tecnologia: uma contribuição para a formação de professores das Escolas Técnicas. Dissertação (Mestrado em Educação), Curso de Mestrado em Educação do Centro de Ciência de Educação, UFSC, Florianópolis, 1996, 165 p.
NISKIER, A. Educação à Distância - A tecnologia da esperança. São Paulo, Edições Loyola, 1999.
ROTH, McGINN, e BOWEN. Applications of Science and Technology Studies: Effecting Change in Science Education. In: Science, Technology, & Human Values, vol.21, no. 4, Fall 1996, p. 454-484.
SANTOS, L G. Desregulagens. Educação, planejamento e tecnologia como ferramenta social. São Paulo, Brasiliense, 1981.
VARGAS, M. Para uma Filosofia da Tecnologia. São Paulo, Ed. Alfa Omega, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tamara Benakouche

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0