Transformações da aprendizagem na Sociedade da Informação

uma introdução

Autores

  • Tamara Benakouche Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.200

Resumo

Apresentação.

Referências

BENAKOUCHE, T. Tecnologia é Sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. In: DIAS, L C e SILVEIRA, R L L(orgs.), Redes, Sociedades e Territórios. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2005, p. 79-106.

BIJKER, W. The Social Construction of Bakelite: Toward a Theory of Invention. In: BIJKER, W; UGHES, T e PINCH, T (eds.). The Social Construction of Technological Systems. New Directions in the Sociology and History of Technology. Cambridge, Mass., The MIT Press, 1987, p.159-187.

_________. The Social Construction of Fluorescent Lightnig, or How an Artifact Was Invented in Its Diffusion Stage. In: BIJKER, W e LAW, J (eds.). Shaping Technology/Building Society. Studies in Sociotechnical Change. Cambridge, Mass., The MIT Press, 1992, p.75-102.

_________. Of Bicycles, Bakelites, and Bulbs. Toward a Theory of Sociotechnical Change. Cambridge, Mass., The MIT Press, 1995.

DEMO, P. Questões para a Teleducação. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.

GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. São Paulo, Ed. UNESP, 1991.

_________, BECK, U. e LASH, S. Modernização Reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo, Ed. da UNESP, 1997.

GUTIERREZ, F e PRIETO, D. A Mediação Pedagógica. Educação à Distância Alternantiva. Campinas (SP), Papirus, 1994.

LIMA, L. O. Mutações em Educação segundo Mc Luhan. Petrópolis (RJ), Vozes, 1998, 22ª. edição (1ª . edição de 1971).

LOUREIRO, S M. Concepções de Tecnologia: uma contribuição para a formação de professores das Escolas Técnicas. Dissertação (Mestrado em Educação), Curso de Mestrado em Educação do Centro de Ciência de Educação, UFSC, Florianópolis, 1996, 165 p.

NISKIER, A. Educação à Distância - A tecnologia da esperança. São Paulo, Edições Loyola, 1999.

ROTH, McGINN, e BOWEN. Applications of Science and Technology Studies: Effecting Change in Science Education. In: Science, Technology, & Human Values, vol.21, no. 4, Fall 1996, p. 454-484.

SANTOS, L G. Desregulagens. Educação, planejamento e tecnologia como ferramenta social. São Paulo, Brasiliense, 1981.

VARGAS, M. Para uma Filosofia da Tecnologia. São Paulo, Ed. Alfa Omega, 1994.

Downloads

Publicado

14/11/2025