Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.201Palavras-chave:
Tecnologia da informação, Tecnologia educacional, Internet, Currículo, Políticas públicasResumo
A partir de cenas distantes mais de um século, que descrevem aspectos educacionais e tecnológicos, o artigo analisa as políticas públicas brasileiras em educação relacionando-as com as políticas de cultura, telecomunicações e ciência e tecnologia. As profundas transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação trazem para a educação desafios muito grandes, especialmente com a internet, ao contribuírem com as profundas modificações na forma de ser e de pensar da humanidade. Destaca-se a implementação da política de adoção de software livre no Governo Federal, do incentivo da cultura digital e da discussão sobre o sistema brasileiro de TV Digital sendo que, no entanto, pouco se faz no campo da formação de professores. A lógica linear de currículo não dá conta desses desafios e propomos uma outra concepção de currículo inserido na lógica hipertextual.
Referências
AREDE. Relatório do TCU tira o Fust da geladeira. São Paulo: Momento Editorial, ano 1, n° 10, janeiro de 2006.
BARBOSA FILHO, A. et al. Mídias Digitais: convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo, Paulinas, 2005.
BARRETO, R. G. (org). Tecnologias educacionais e educação a distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro, Quartet, 2001. BRASIL. Decreto nº 4.901, de 26.11.2003, publicado no D.O.U. de 27.11.2003, Seção 1, pág. 7, disponível em http://www.mct.gov.br/legis/decretos/4901_2003.htm
ESTADO DE SÃO PAULO. Um cantinhoWi-Fi no interior de SP, Edição de 21/02/2005, nº 695, pág. 05, Reportagem de Kátia Arima
FNDC. Inclusão digital: coordenação ainda não saiu do papel, http://www.fndc.org.br/internas.php?p=noticias&cont_key=3490, capturado em 20/01/2006.
INTERVOZES – Coletivo Brasil de Comunicação Social. TV Digital: princípios e propostas para uma transição baseada no interesse público: uma contribuição do Intervozes – coletivo Brasil de Comunicação Social ao debate sobre o modelo de TV digital a ser adotado no país. http://www.intervozes.org.br, capturado em 31/01/2006.
PRETTO, N. Publicidade e Educação. Salvador, Jornal A Tarde, 25/01/2006, pág. 02.
_______, N (Org). Tecnologia e Novas Educações. Salvador: Edufba, 2005. _______, N. Políticas Públicas Educacionais: dos materiais didáticos aos multimídias. Reunião Anual da ANPEd, 1999.
_______, N. Políticas Públicas Educacionais: dos materiais didácticos aos materiais multimédia. Revista de Educação, Lisboa, Portugal, v. X, n. 1, p. 5-20, 2001.
TEIXEIRA, A. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.40, n.92, out./dez. 1963. p.10-19.
VERISSIMO, E. (1962). O tempo e o vento I: O continente - segundo tomo. Porto Alegre, Editora Globo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nelson Pretto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0