Educação superior a distância no Brasil
uma construção consorciada e em rede
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.205Palavras-chave:
Políticas públicas, Educação a distância, Institucionalização da EADResumo
Este artigo descreve a experiência de implantação da política de fomento aos cursos de Graduação a Distância (EAD) no Brasil adotada pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) a partir de 2004. Essa política prioriza a criação de cursos de licenciatura e a distância. Analisaremos essa experiência pioneira e ainda não consolidada, buscando interpretar os fatores que dificultam a institucionalização da EAD no ensino superior. Nesse trabalho analisaremos algumas alternativas de institucionalização apresentadas pelos oito consórcios participantes da Chamada Pública 001/2004 SEED/MEC na reunião de trabalho realizada em abril de 2005. As proposições dos consórcios, encaminhadas ao MEC pela UniRede, pretendem assegurar a continuidade da política pública de fomento à EAD no ensino superior público, garantindo a continuidade dos cursos oferecidos e a ampliação de vagas nos próximos anos.
Referências
ALONSO, K M. A educação a Distância e um Programa Institucional de Formação de Professores em Exercício In: PRETI, O. (Org.). Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: Nead/IE-UFMT; Brasília: Plano, 2000. p. 229-246.
MORAN, J. M. Pedagogia integradora do presencial-virtual. Disponível em: Acesso em: 5 nov. 2003.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Conferência Mundial sobre o Ensino Superior. Tendências de educação superior para o século XXI. Brasília: Unesco: Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, 1999. p. 665-669. Anais da Conferência mundial convocada pela Unesco em 1998.
PROPOSTA da Andes para a universidade brasileira. Cadernos Andes, Florianópolis: Andes, n. 2 , 1981.
SCHWARTZMANN, J. A administração de universidades públicas: a racionalidade da ineficiência. Educação Brasileira, Brasília. In: SOARES, MSA (Org). O financiamento do ensino superior no Brasil na década de 90. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2002. v.15, n. 31 p. 59-106.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Roberto Rodrigues Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0