Educação superior a distância no Brasil

uma construção consorciada e em rede

Autores

  • Luiz Roberto Rodrigues Martins Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v2i1.205

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação a distância, Institucionalização da EAD

Resumo

Este artigo descreve a experiência de implantação da política de fomento aos cursos de Graduação a Distância (EAD) no Brasil adotada pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) a partir de 2004. Essa política prioriza a criação de cursos de licenciatura e a distância. Analisaremos essa experiência pioneira e ainda não consolidada, buscando interpretar os fatores que dificultam a institucionalização da EAD no ensino superior. Nesse trabalho analisaremos algumas alternativas de institucionalização apresentadas pelos oito consórcios participantes da Chamada Pública 001/2004 SEED/MEC na reunião de trabalho realizada em abril de 2005. As proposições dos consórcios, encaminhadas ao MEC pela UniRede, pretendem assegurar a continuidade da política pública de fomento à EAD no ensino superior público, garantindo a continuidade dos cursos oferecidos e a ampliação de vagas nos próximos anos.

 

Referências

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Publicado

14/11/2025

Edição

Seção

Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação